Título: Promessa de ficar até o fim
Autor: Lyra, Paulo Tarso de
Fonte: Correio Braziliense, 01/03/2012, Política, p. 3

Se for eleito em outubro, Serra garante que vai cumprir todo o mandato de prefeito

O principal pré-candidato do PSDB nas eleições municipais de outubro, José Serra, concedeu a primeira entrevista após confirmar a participação nas prévias tentando espantar o principal fantasma que pesa sobre sua candidatura: o risco de abandonar o cargo antes do término de seu mandato, caso seja eleito em outubro. "Vou cumprir os quatro anos, isso é mais que uma promessa", disse ele. Se confirmado, ele automaticamente abre mão de disputar a presidência da República em 2014.

O PSDB aponta o alto índice de rejeição à Serra verificado nas últimas pesquisas de opinião pública justamente ao fato do tucano não ter, nas duas últimas eleições que concorreu em São Paulo, completado seu mandato. A primeira vez que isso ocorreu foi em 2006. Após impedir a reeleição da petista Marta Suplicy, Serra deixou a prefeitura paulistana para concorrer ao governo estadual.

Ele conseguiu eleger-se governador mas, mais uma vez, saiu nove meses antes do Palácio dos Bandeirantes para concorrer à Presidência da República. Foi derrotado por Dilma Rousseff.

Serra afirmou que sua decisão de disputar as prévias decorre de dois fatores: necessidade e gosto. "Necessidade por conta do quadro político e gosto por que gosto de ser prefeito. Conheço a cidade e sua gente". O fato de não concorrer nas eleições presidenciais de 2014 não significa, contudo, o abandono do sonho de ser presidente da República. "Um sonho pode permanecer adormecido por muito tempo. Estou no auge da minha energia".

O ex-governador optou por permanecer em São Paulo apesar da reunião da Executiva Nacional do partido, em Brasília. Mesmo ausente, Serra recebeu elogios. "O partido tem uma dívida de gratidão com Serra porque ele atendeu a um pedido nosso quando nós mais precisávamos dele", disse o presidente da legenda, Sérgio Guerra (PE), em intervenção realizada durante a reunião.

Prévias Guerra considerou infundadas as especulações feitas pelo prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab, dizendo que Serra poderá deixar o PSDB após as eleições municipais para ingressar no PSD. "Isso não existe, não há porque existir. O melhor momento de Serra no partido é agora", elogiou o presidente tucano.

Sérgio Guerra admitiu que Serra precisa ainda costurar apoios no PSDB paulistano e que, por isso, optou por não comparecer à reunião da Executiva. A primeira vitória foi obtida na noite de terça-feira, quando o Diretório Municipal do PSDB paulistano adiou as prévias de domingo para o próximo dia 25.

Durante reunião da Executiva de ontem, foi confirmado o nome do deputado Otávio Leite como o pré-candidato do partido à prefeitura do Rio de Janeiro. Ele conseguiu mais apoios do que a também deputada Andréia Zito.