Correio braziliense, n. 19878, 25/10/2017. Política, p. 03.

 

Caso Aécio é arquivado

Guilherme Mendes

25/03/2017

 

 

PODER EM CRISE » Conselho de Ética do Senado rejeita o pedido do PT de investigar o tucano por quebra de decoro parlamentar a partir de delações da JBS

 

 

O Conselho de Etica do Senado arquivou ontem o novo pedido para analisar o caso de Aécio Neves (PSDB-MG). Segundo o senador João Alberto Souza (PMDB-MA), presidente do colegiado, a decisão foi tomada após um parecer da advocacia do Senado. A acusação, feita pelo PT, no fim de setembro, pedia a investigação do senador mineiro por quebra de decoro parlamentar, a partir de delações de executivos do grupo J&F, da qual a JBS faz parte.

O parecer que recomendava o arquivamento da denúncia afirma que a nova petição, na verdade, seria uma “versão atualizada” de uma anterior, movida pelo PSol e pela Rede em maio, apresentada no mesmo dia em que o ministro Edson Fachin, relator da Lava-Jato no Supremo Tribunal Federal (STF), decidiu pelo afastamento do parlamentar. Como a primeira petição foi arquivada, o despacho afirma que este segundo pedido prescinde de fatos novos.

O arquivamento no Conselho de Ética do Senado ocorreu no mesmo dia em que o PSDB aumentou o prazo para que o senador abra mão do cargo de presidente licenciado do partido. A decisão, que tinha um ultimato até esta terça-feira, acabou adiada para o final da semana, segundo o atual presidente do partido, o também senador Tasso Jereissati (CE).

O senador mineiro está afastado da presidência do PSDB desde maio, quando Fachin decidiu suspender Aécio do exercício do mandato. Desde a semana passada, após o Senado decidir pela retomada das funções parlamentares do tucano, Tasso Jereissati tem defendido publicamente a renúncia, alegando que “não há condições” para que Aécio permaneça no cargo.

O afastamento de Aécio da presidência do PSDB é defendido por outros senadores da legenda. “O presidente continua sendo o Tasso, no pleno exercício, com plena liberdade e solidariedade de todos os integrantes da bancada, e ele vai conduzir o PSDB até 9 de dezembro”, afirmou Paulo Bauer (SC). Em dezembro, o diretório nacional deve indicar o nome do novo presidente.

Bauer também afirmou que a situação envolvendo Aécio está contornada. “O senador Aécio está licenciado e permanece como licenciado até o momento que lhe convier ou até o momento da convenção”, argumentou. “Não há nenhuma necessidade de se fazer ou se realizar outro procedimento em relação à presidência”.

Em nota, a defesa de Aécio reiterou “a absoluta correção de sua conduta”. Os advogados também afirmaram que “as investigações demonstrarão que os recursos citados referem-se a um empréstimo entre privados que não envolveu dinheiro público ou qualquer contrapartida. Portanto, não houve crime ou quebra de decoro”.

 

Frase

"O presidente continua sendo o Tasso, no pleno exercício, com plena liberdade e solidariedade de todos os integrantes da bancada"

Paulo Bauer (PSDB-SC) senador