Correio braziliense, n. 19878, 25/10/2017. Política, p. 03.

 

Defesa de Lula entrega recibos

Renato Souza

25/10/2017

 

 

A defesa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva entregou ontem à Justiça “31 recibos de aluguel” referentes ao apartamento de São Bernardo do Campo (SP). O imóvel é alvo de investigação na Operação Lava-Jato e os documentos foram solicitados pelo juiz Sérgio Moro, da 13ª Vara Federal de Curitiba. Os advogados de Lula já tinham apresentado cópias dos recibos. Mas o magistrado decidiu cobrar os originais após diversas inconsistências serem encontradas na análise dos documentos. A Justiça agora vai avaliar a veracidade das provas.

Além dos recibos, os advogados do ex-presidente apresentaram um contrato de aluguel e uma carta do dono do imóvel, Glaucos da Costamarques, que é parente do pecuarista José Carlos Bumlai. O apartamento está localizado no Residencial Hill House e fica ao lado de outro imóvel utilizado pelo petista. O Ministério Público acredita que o apartamento, na verdade, foi dado a Lula em forma de propina pela Construtora Odebrecht. Os procuradores apontaram os recibos como “ideologicamente falsos”. Bumlai é amigo de Lula.

A defesa do petista nega as acusações e os advogados sustentam que ele foi alugado pela ex-primeira-dama Marisa Letícia. Todos os recibos apresentados estão em nome dela, que morreu no começo do ano. O advogado Cristiano Zanin Martins, que defende o petista, afirmou que os recibos se tornaram o foco da ação penal somente porque não há provas de recebimento de propina pelo ex-presidente. “A acusação veiculada nesta ação penal não diz respeito à locação de imóveis, mas sim à compra de dois imóveis supostamente com recursos provenientes de oito contratos firmados entre a Petrobras e algumas empreiteiras. No entanto, até hoje, nenhuma prova foi apresentada de que recursos desses contratos foram utilizados”, argumentou.

O MP desconfia que todos os documentos foram assinados de uma só vez. Em depoimento à Justiça, Glaucos da Costamarques disse que começou a receber o valor dos aluguéis em 2015. No entanto, ele declarou a Receita Federal que a família de Lula pagou todos os meses desde 2011, quando teria firmado o contrato com Marisa Letícia. Os ex-presidente também declarou o pagamento dos aluguéis para a Receita Federal. O Ministério Público afirma que essa manobra era feita para dar aparente legalidade às operações.