Correio braziliense, n. 19911, 27/11/2017. Política, p. 4

 

PV quer Cristovam

27/11/2017

 

 

Enquanto o PPS de Roberto Freire espera em vão por Luciano Huck, o PV aproveita o fim de semana para tentar atrair o senador Cristovam Buarque (PPS-DF) como candidato a presidente. Cristovam se reuniu ontem pela manhã com o presidente do PV do Distrito Federal, Eduardo Brandão, numa padaria no final da Asa Norte. A conversa foi pedida pelo PV, que abriu as portas ao senador, que já concorreu à Presidência da República pelo PDT, em 2006. O senador agradeceu o convite. Porém, ao Correio, garantiu: Não trocarei de partido. Se não for para ser candidato pelo PPS, não serei por nenhum outro”, afirma.

A chance de Cristovam concorrer à Presidência é remota, ainda que Huck não seja candidato. O PPS tem laços com o PSDB de São Paulo e estaria mais inclinado a apoiar o governador Geraldo Alckmin do que lançar o senador à sucessão presidencial. A espera por Huck tende a acabar essa semana, porque o apresentador se prepara para anunciar que não concorrerá à sucessão presidencial no ano que vem. Conforme antecipou a coluna Brasília-DF, ele recebeu um ultimato da Rede Globo: se quisesse concorrer, teria de deixar o emprego em dezembro, a fim de desvincular a imagem da emissora. Huck avisou que prefere continuar com o trabalho atual.

Quem acompanha de perto a política considera que a frase de Lula, de que queria um candidato com a logomarca da Globo como adversário, liquidou as pretensões do apresentador. A Globo não deseja ver a imagem atacada dia e noite no horário eleitoral gratuito e Huck hoje carrega a marca da tevê.