Título: R$ 70 mil para Dutra
Autor: Hessel, Rosana ; Bonfanti, Cristiane
Fonte: Correio Braziliense, 29/02/2012, Economia, p. 9
A Petrobras criou mais uma diretoria para abrigar um petista de fora da estatal. Os acionistas aprovaram ontem, em assembleia geral extraordinária, o aumento do número de membros da Diretoria Executiva, que passa a ter sete integrantes, em vez de seis, além da presidência.
A reunião referendou a proposta já aprovada pelo Conselho de Administração da instituição da Diretoria Corporativa e de Serviços. O nome do titular da pasta ainda precisa ser formalmente indicado em reunião do mesmo conselho a ser realizada nas próximas semanas. Porém, já é dada como certa a condução do ex-presidente do PT José Eduardo Dutra ao posto — ele já presidiu a companhia. Hoje, Dutra é assessor especial da presidência da Petrobras.
O salário de diretor da Petrobras é de cerca de R$ 70 mil mensais, mais benefícios e participação nos lucros. O PT vai ficar com 30% desse valor, que é a contribuição exigida dos filiados que ocupam cargos no governo. O nome de Dutra foi inclusive citado durante a posse da presidente da estatal, Maria das Graças Foster, no último dia 13 em cerimônia da qual participou a presidente Dilma Rousseff.
O andar da presidência da Petrobras, no edifício sede, no Centro do Rio, já foi reformulado para acomodar a sala da nova diretoria. A nova pasta ficará responsável pelas áreas de Organização, Gestão e Governança; Recursos Humanos; Segurança, Meio Ambiente, Eficiência Energética e Saúde (SMS) e Serviços Compartilhados, que congregam serviços gerais.