Correio braziliense, n. 19897, 13/11/2017. Brasil, p. 04.

 

 

Abstenção de 32% fecha segundo dia do exame

Bernardo Bittar

13/11/2017

 

 

ENEM » Cerca de 4,5 milhões de estudantes compareceram às provas de exatas em todo o país. Ministro ressaltou que a edição foi a mais segura e comemorou a divisão das disciplinas em dois domingos. Resultado será divulgado em 19 de janeiro

 

 

Números do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) mostram queda na participação de 200 mil alunos entre o primeiro e o segundo dias de provas, quando compareceram 4,5 milhões de estudantes. A abstenção dos exames de ontem chegou a 32%, pouco mais que a média histórica de 30%, segundo o Ministério da Educação (MEC). A Polícia Federal (PF) contabilizou 62 ocorrências em 13 estados brasileiros e no DF, no que foi chamado Operação Passe Livre.

“Mesmo com as abstenções, a iniciativa de fazer as provas nos dois dias se mostrou claramente viável à aplicação em dois domingos, e o legado que fica é com relação a essa questão de dividir, que foi muito comentada antes de ser implementada em 2017. Tivemos uma grande adesão e simpatia por parte dos estudantes, o que se traduz em mais tranquilidade e menos pressão para eles e para nós”, afirmou o ministro da Educação, Mendonça Filho.

Segundo a presidente do Inep, Maria Inês Fini, embora a segunda prova tenha tido menos alunos, “não dá para fazer uma média geral de abstenções porque existem pessoas que foram em apenas um dia. Para determinadas profissões, o aluno, por exemplo, pode ter ido apenas hoje (ontem) e faltado a semana anterior, se estivesse testando conhecimentos”. A prova deste domingo tratava de matemática e de ciências da natureza, que abrange química, física e biologia.

 

 

Segurança

Em dois dias de exames, quase 200 mil salas de aula foram usadas em todo o país. “Esse foi o grande desafio. Mas evoluímos bastante, tivemos acesso a novas tecnologias, como os detectores de pontos eletrônicos e as escutas dentro de algumas salas de aula. Acredito que, com a Operação Passe livre, onde foram emitidos 31 mandados de busca e apreensão e 31 conduções coercitivas (totalizando 62 ocorrências em 13 estados brasileiros mais o DF), conseguimos evitar possíveis situações de fraude”, afirmou o delegado da PF Franco Parazzoni.

Quem teve algum tipo de problema e não conseguiu fazer a prova poderá ser realocado em um novo certame elaborado para 12 de dezembro. “Mas só quem tiver uma justificativa plausível, como as pessoas que não puderam fazer a prova porque acabou a energia elétrica na cidade”, lembrou Maria Inês Fini. O resultado do Enem deste ano será divulgado em 19 de janeiro de 2018.