O Estado de São Paulo, n. 45245, 02/09/2017. Política, p. A8.

 

Doria diz que ‘povo’ escolherá candidato à Presidência

Pedro Venceslau

02/09/2017

 

 

Em Paris, o prefeito de São Paulo explicita disputa entre ele e o governador Geraldo Alckmin pela vaga de candidato do PSDB à Presidência

 

 

Em resposta a Geraldo Alckmin, o prefeito João Doria disse que o governador “tem todo o direito de anunciar que disputará a Presidência da República, mas os tempos caminham”. Sobre a definição de quem será o candidato do PSDB, Doria afirmou que “a melhor decisão vem do povo”.

A disputa velada entre João Doria (PSDB) e o governador Geraldo Alckmin (PSDB), sobre quem vai ser o candidato tucano à Presidência da República em 2018 ganhou contornos explícitos ontem durante a passagem do prefeito de São Paulo pela França. Em resposta à declaração do governador de que pretende ser o “presidente do povo brasileiro”, Doria afirmou que é o “povo” quem vai decidir o candidato do PSDB.

“Geraldo tem todo direito de anunciar que vai disputar a Presidência da República, mas os tempos caminham”, disse o prefeito durante evento em Paris. “Aprendi com Geraldo Alckmin e Fernando Henrique Cardoso que a melhor decisão referente à candidatura vem do povo.”

A troca de declarações deixou mais claro um movimento já intenso nos bastidores envolvendo as pretensões eleitorais dos dois tucanos. Logo depois de ser eleito no primeiro turno, com o apoio de Alckmin, Doria passou a adotar uma agenda nacional e se tornou uma alternativa presidencial no PSDB.

Embora o prefeito mantivesse o discurso de lealdade ao padrinho político, Alckmin, mais recentemente, passou a enfatizar o desejo de ser candidato ao Planalto no ano que vem.

Nos dois últimos dias, enquanto o governador paulista afirmou querer ser o candidato do “trabalhador sacrificado do Brasil”, com a intenção de não ter sua imagem vinculada à elite política tradicional, Doria indicou que aposta nas pesquisas eleitorais como saída para viabilizar uma futura candidatura.

Os tucanos têm mantido agendas intensas. Ontem, Alckmin participou da assinatura de um contrato para fabricação de oito novos trens para a CPTM pela manhã em São Paulo. No final do dia, ele seguiu para uma feira ligada ao agronegócio no Rio Grande do Sul (mais informações nesta página).

Disputa tucana

“Geraldo tem todo direito de anunciar que vai disputar a Presidência da República, mas os tempos caminham.” João Doria

PREFEITO DE SÃO PAULO

Encontro. Em Paris, Doria fez uma apresentação no Global Positive Forum, evento organizado pela Positive Planet Foundation. Na palestra, para cerca de 1.200 pessoas, o tucano afirmou ser um “prefeito global” ao justificar as viagens feitas por ele durante sua gestão. O prefeito disse que não pretende reduzir seu ritmo das agendas no Brasil e no exterior, e anunciou que irá a Buenos Aires, na Argentina encontrar o presidente Maurício Macri no dia 19. Doria afirmou que considera Macri e o ex-prefeito de Nova York Michael Bloomberg as maiores inspirações na política.

Ainda ontem, o prefeito participou de um jantar oferecido pelo economista Jacques Attali, ideólogo do presidente francês Emmanuel Macron e criador do Global Positive Planet. Durante o evento, Doria e Macron conversaram e, segundo o prefeito, o presidente francês teria confirmado um visita a São Paulo em breve. Hoje, Doria almoça com o primeiro-ministro da França, Édouard Philippe, e, seguida, retorna para o Brasil.

O repórter viajou a convite da Positive Planet Foundation