Título: Metástase faz sentido
Autor: Craveiro, Rodrigo
Fonte: Correio Braziliense, 29/02/2012, Mundo, p. 16

"É possível que o tumor de Hugo Chávez tenha se originado na parte posterior da pélvis, que está muito próxima da coluna lombo-sacra. Tumores do tipo sarcoma tendem a crescer por extensão local, o que torna muito possível que ele tenha atingido a coluna. Quando isso ocorre, os pacientes sentem dor e, alguma vezes, apresentam dificuldades para caminhar. Não sei se este é o caso do presidente, mas a extensão para a coluna ou o abdome indicaria uma fase avançada do câncer (estágio IV), o que o tornaria incurável. Por isso, a informação do site WikiLeaks faz sentido.

Em relação à cirurgia de segunda-feira, a retirada da área de recorrência do tumor não muda o prognóstico do paciente. Chávez sofreu uma recaída após uma intervenção inicial, seguida por quimioterapia. O risco de que o tumor retorne, seja como uma recorrência local ou como uma metástase, é muito alto. Não sei se o presidente já foi tratado com radioterapia, mas isso é algo que recomendamos depois da cirurgia, de modo a melhorar as chances de controle local."

» Julian R. Molina é oncologista do Mayo Clinic Comprehensive Cancer Center, um dos principais centros de pesquisa do câncer no mundo, sediado em Rochester (Minnesota, EUA)