Título: Planalto em rota de colisão com os infiéis
Autor: Lyra, Paulo Tarso de ; Mascarenhas, Gabriel
Fonte: Correio Braziliense, 09/03/2012, Política, p. 6

Após senadores da base, em especial do PMDB, barrarem a recondução do presidente da ANTT, Dilma cobra lista com nomes de dissidentes

Enfurecida com a derrota na votação de recondução do presidente da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), Bernardo Figueiredo, a presidente Dilma Rousseff ordenou à ministra de Relações Institucionais, Ideli Salvatti, que faça um mapeamento dos infiéis no Senado. "Temos de avaliar o grau de confiabilidade e a responsabilidade de alguns integrantes da base", disse ao Correio um dos aliados da presidente. O primeiro alvo é o PMDB, que simplesmente cruzou os braços e amplificou uma crise que até então estava restrita à bancada da Câmara.

Dilma amanheceu a quinta-feira convocando o vice-presidente Michel Temer para uma conversa de uma hora no Palácio da Alvorada. Ao longo do dia, Temer se reuniu com o presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), no Palácio do Jaburu, com o líder do PMDB no Senado, Renan Calheiros (AL), e o senador Eduardo Braga (AM), um dos porta-vozes dos dissidentes na Casa.

Foi a segunda reunião com o vice-presidente em menos de uma semana para tentar acertar os ponteiros com o PMDB. No sábado, antes da viagem para a Alemanha, Dilma já havia chamado o vice para um encontro no Alvorada, preocupada com o movimento dos rebeldes da Câmara. Ficou acertado que o governo liberaria algumas emendas para atender os insatisfeitos.

Na noite de quarta, ela estava reunida com Ideli, além da chefe da Casa Civil, Gleisi Hoffmann, e da ministra do Planejamento, Miriam Belchior, definindo quais emendas ligadas ao Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) poderiam ser descontingenciadas, quando tocou o celular da ministra Ideli. "O Senado explodiu", disse o interlocutor. O secretário-geral da Presidência, ministro Gilberto Carvalho, admitiu que a situação não é confortável. "É um momento tenso, mas é hora de entender que a democracia implica em vitórias e derrotas", disse. Por meio do porta-voz da Presidência, Thomas Traumann, a presidente lamentou a rejeição, mas disse que "respeita a decisão do Senado e irá indicar outro nome".

Farpas O dia seguinte à desaprovação à permanência de Bernardo Figueiredo — homem de confiança de Dilma — para a ANTT foi de troca de farpas no Senado. O petista Lindbergh Farias (RJ) responsabilizou o líder do governo, Romero Jucá (PMDB-RR), pela derrota e sugeriu que ele deixe o cargo. "É impossível o líder não saber daquele movimento. Deveríamos ter sido avisados (sobre intenção da base em votar contra o governo), mas não fomos", criticou. "Temo que os deputados esperem a votação do Código Florestal para anunciar: "agora é a nossa vez", acrescentou.

Jucá rechaçou a tese de que o PMDB foi o fiel da balança para o mau resultado e voltou a afirmar que a derrota é consequência de uma insatisfação que acomete grande parte da base. "Há as mais variadas queixas de senadores, não só no PMDB, mas no PT, no PDT, no PTB e no PR, e que vão desde o contingenciamento de emendas ao fato de não serem atendidos por ministros. Em todos eles, houve votos dissidentes". Sobre as queixas de Lindbergh, ele argumentou que conversou com os líderes das legendas aliados antes da votação e que não é possível controlar todos os senadores.

Calcula-se que pelo menos 18 parlamentares aliados votaram contra o governo. A avaliação é que, no decorrer da sessão, os descontentes enxergaram no veto a Bernardo uma janela de oportunidade para mandar um recado ao Planalto. No caso do PMDB, alguns encararam a possibilidade de impedir a recondução como uma maneira de enfraquecer o líder do partido no Senado, Renan Calheiros (AL).

Um nome forte no setor ferroviário para suceder Bernardo Figueiredo seria o de Rodrigo Vilaça, hoje presidente executivo da Associação Nacional dos Transportadores Ferroviários (ANTF). Atualmente, o engenheiro eletrônico ocupa o cargo que já foi de Figueiredo na ANTF.

--------------------------------------------------------------------------------