Título: Taxa menor na China
Autor: Caprioli, Gabriel
Fonte: Correio Braziliense, 06/03/2012, Economia, p. 11

O governo chinês reduziu de 8% para 7,5% a meta de crescimento da economia para este ano e acendeu um sinal de alerta para a equipe econômica brasileira. O presidente do Banco Central, Alexandre Tombini, em diversas ocasiões, declarou que um avanço inferior a 8% na China é temerário para a economia brasileira e pode afetar a balança comercial, o câmbio e a inflação.

O mercado recebeu mal a notícia, e a bolsa brasileira desabou 1,21% influenciada pela menor expansão chinesa e por outras notícias negativas na Europa. Economistas ponderam, no entanto, que a China apenas reduziu a meta e, tradicionalmente, apresenta um resultado superior a esse objetivo. "O que temos visto no passado é que a China entrega resultados consistentemente acima da meta.

O fato de reduzir significa que o governo espera uma desaceleração em decorrência da crise financeira que aflige Europa e Estados Unidos", argumentou Alessandra Ribeiro, economista da Tendências Consultoria. "No nosso cenário e no da maioria do mercado, a previsão para o crescimento Chinês está entre 8% e 8,5% já com a desaceleração no cálculo", observou.

A China é o segundo maior parceiro comercial individual do Brasil. Sozinha, ela absorve 40% do minério de ferro do mundo. Um crescimento menor poderá significar maior dificuldade de exportação para o Brasil, principalmente de produtos primários como os fornecidos pela Vale do Rio Doce. Segundo Alessandra, caso um PIB de 7,5% se confirme na China, não seria uma catástrofe total para o Brasil. "Poderíamos ter a balança menor, e o real ficaria mais caro frente o dólar, o que poderia gerar inflação. Isso significa algum impacto, mas os números ficariam apenas menos robustos. Uma catástrofe seria se a China crescesse 4%", avaliou.

O governo chinês ficou mais conservador em relação à meta de crescimento deste ano, segundo analistas, diante do cenário de retração da atividade econômica europeia, uma importante importadora dos produtos chineses.