​Valor econômico, v. 17, n. 4345, 21/09/2017. Brasil, p. A2.

 

 

"Somos um espaço de estabilidade", diz Temer para investidores nos EUA

Juliano Basile

21/09/2017

 

 

O presidente Michel Temer conjugou as reformas com características tradicionais do Brasil na tentativa de atrair investidores estrangeiros ao país em evento promovido pelo jornal "Financial Times", em Nova York.

"Estamos num momento de reformas, de maior abertura ao mundo, de renovadas oportunidades. De alguma forma, sinto que estou pregando para convertidos. Vejo que muitos dos que estão aqui já têm importantes investimentos em nosso país. As senhoras e os senhores sabem que encontram, no Brasil, um destino seguro para fazer negócios. Sabem que encontram um povo criativo e trabalhador. Sabem que encontram instituições sólidas e parceiros confiáveis", disse o presidente na abertura do seminário. O pronunciamento repete parte do que o presidente disse no dia anterior, na Assembleia Geral da ONU. Na plateia, poucas pessoas usaram o fone para a tradução em inglês, indicando que poucos americanos estavam presentes.

"O Brasil acumula, ao longo do tempo, características que o tornam especialmente atrativo para investidores de todas as partes do mundo. Somos, historicamente, um espaço de estabilidade, distante dos focos de tensão geopolítica. Estamos em paz com nossos dez vizinhos há mais de 140 anos", continuou Temer. "Somos uma sociedade plural, marcada pela tolerância e pela abertura ao outro. Esses são, nos dias que correm, bens escassos, que temos cultivado e que queremos valorizar sempre mais."

Em seguida, o presidente falou da crise, "a maior crise econômica de nossa história". "O diagnóstico era claro: a crise tinha natureza sobretudo fiscal. Daí nosso empenho, desde a primeira hora, em conceber uma agenda de reformas que fosse à raiz desse problema."

Temer lembrou da aprovação do teto de gastos públicos e afirmou que espera "com muito diálogo", avançar na reforma da Previdência. "Trata-se de salvar as aposentadorias de hoje e de amanhã, e de assegurar o equilíbrio das contas." O presidente também falou sobre a aprovação da reforma trabalhista, como indicativo de que outras poderão receber aval legislativo até o fim de seu mandato.

"Trabalhamos, agora, em um amplo esforço de simplificação do sistema tributário", ressaltou. "Anotem que eu não falo em reforma tributária. É um termo que envolve vários fatores, União, Estados, municípios e contribuintes. Cada vez que você falar em reforma tributária, você tem que compor esses interesses, então, prefiro eu falar em simplificação tributária que está no quadro da desburocratização em curso no país. Ouço empresários falando que na companhia tem 30 pessoas apenas para pagar tributos."

Após falar das reformas, Temer pediu investimentos estrangeiros à plateia. "As perspectivas são muito especialmente animadoras na área de infraestrutura. De portos a aeroportos, de rodovias a ferrovias, de linhas de transmissão a campos de petróleo: só na nova fase de nosso Programa de Parcerias de Investimentos, são 57 empreendimentos conjuntos com a iniciativa privada. Em todos os casos, cuidamos de consolidar um ambiente de negócios de maior racionalidade e maior segurança jurídica", afirmou. O presidente terminou com a frase "O Brasil voltou". Foi aplaudido de maneira discreta pela plateia.