Valor econômico, v. 17, n. 4351, 29/09/2017. Política, p. A5.

 

 

Cronograma de Maia prevê votação em até quatro semanas

Raphael Di Cunto e Marcelo Ribeiro

29/09/2017

 

 

O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), afirmou ontem que espera votar a denúncia contra o presidente Michel Temer no plenário até o dia 23 de outubro. "Com certeza até o dia 22 ou 23 teremos concluído isso", disse. É a primeira vez que Maia se pronuncia sobre uma data.

Dia 23 é um segunda-feira, contudo, e o mais provável é realizar a votação na terça-feira, dia 24, ou na semana anterior. Nas contas do governo, a votação deve ocorrer entre os dias 17 e 19, o que dará apenas mais dez semanas - com dois feriados no meio - para o fim do ano legislativo e a aprovação de mais de uma dezena de medidas necessárias para o governo, como a reforma da Previdência, que o Executivo, pelo menos em público, diz que tentará votar.

Segundo um dos vice-líderes do governo, deputado Beto Mansur (PRB-SP), a defesa de Temer deve protocolar os argumentos contra a denúncia na quarta-feira, dia 4, antes do prazo de dez sessões de plenário que poderia utilizar. "Não queremos postergar isso", disse. A ideia é votar o parecer antes do feriado de 12 de outubro na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) e na semana seguinte no plenário.

O governo usará essas três semanas para resolver conflitos na base aliada e tentar ampliar o placar da primeira votação, quando a solicitação do Supremo Tribunal Federal (STF) para julgar o presidente por corrupção passiva foi rejeitada por 263 deputados a 227. A reclamação dos parlamentares, porém, é crescente, segundo interlocutores do governo, e exige cuidado.

Uma das primeiras providências é liberar o empenho e pagamento de parte das emendas parlamentares, usadas para obras nas bases eleitorais dos aliados, aproveitando o descontingenciamento de R$ 12,8 bilhões do Orçamento.