O Estado de São Paulo, n. 45298, 25/10/2017. Política, p.A14

 

 

 

 

Defesa de Lula entrega à Justiça novos recibos de apartamento

Advogado protocola na Justiça Federal em Curitiba documentação para tentar comprovar pagamento de aluguéis

Por: Julia Affonso / Ricardo Brandt /Julio Cesar Lima

 

Julia Affonso

Ricardo Brandt

Julio Cesar Lima

ESPECIAL PARA O ESTADO / CURITIBA

 

Depois de ter negada a tentativa de realizar uma audiência com o juiz federal Sérgio Moro para a entrega do que afirma serem os recibos originais – acompanhados de um perito – que comprovariam os pagamentos de aluguéis do apartamento vizinho ao que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva mora em São Bernardo do Campo, a defesa do petista protocolou ontem os documentos na sede da Justiça Federal, em Curitiba. São 31 recibos de aluguéis.

O Ministério Público Federal (MPF) indica que o apartamento era parte de um suposto pagamento de propina da Odebrecht ao ex-presidente. Segundo a denúncia, Glaucos da Costamarques, primo distante do pecuarista José Carlos Bumlai, amigo de Lula, comprou o imóvel com recursos da Odebrecht.

Segundo o advogado Cristiano Zanin, os ofícios respondidos pelo Hospital Sírio-Libanês, onde Glaucos estava internado, desmentiriam narrativas do processo. “Declaração do seu Glaucos no processo afirma que ele é o proprietário do imóvel, que ele comprou com recursos próprios e que assinou no hospital recibos referentes a 2015. No entanto, ele apresentou uma narrativa que não se confirmou”, contestou. “Essa versão foi desmentida por meio dos três ofícios que foram respondidos pelo hospital que colocaram uma pá de cal na versão que foi apresentada”, disse.

A força-tarefa da Operação Lava Jato afirma que não houve pagamento de aluguel do apartamento 121 entre fevereiro de 2011 e novembro de 2015. Para o MPF, o imóvel foi adquirido com propinas da empreiteira Odebrecht. O apartamento, localizado no mesmo andar onde mora Lula, está em nome de Glaucos, que é apontado como “laranja” do petista.

Para Zanin, os documentos provam que não houve qualquer envolvimento de recursos da Petrobrás no processo – segundo o MPF, porém, esses recursos teriam origem na estatal e foram desviados pela Odebrecht. “Além de não haver demonstrado qualquer indício do uso de valores da Petrobrás destinados ao ex-presidente Lula, nós temos também que a relação de locação que foi colocada de forma artificial neste processo hoje está devidamente esclarecida pelos documentos que estão sendo apresentados. Não existe qualquer questionamento de que esses recibos de contratos tenham sido assinados pelo senhor Glaucos, ele jamais questionou isso, e nós apresentamos os documentos com a segurança de que eles são autênticos e idôneos. Eles provam, segundo a lei brasileira, que a locação foi regular e os pagamentos foram feitos.”

 

E-mail. O advogado Roberto Teixeira, compadre do ex-presidente Lula, anexou à ação penal sobre supostas propinas da Odebrecht ao petista, na Operação Lava Jato, um e-mail ligado aos aluguéis do apartamento. A mensagem, segundo a defesa de Teixeira, foi escrita por Glaucos, dono do imóvel, e encaminhada pelo contador João Muniz Leite ao compadre de Lula.

“Pesquisando em seu computador, o advogado Roberto Teixeira localizou um e-mail a ele enviado pelo contador João Muniz Leite em 8 de abril de 2014. Por sua vez, o contador se limitou a reencaminhar ao advogado Roberto Teixeira um e-mail por ele recebido de Glaucos da Costamarques, no dia anterior, 7 de abril de 2014”, relatou.

Teixeira lavrou ata notarial no 29.º Tabelionato de Notas da Capital de São Paulo e registrou o e-mail. O título da mensagem enviada por Glaucos a Muniz Leite, em 4 de abril, é “aluguel Glaucos”. No dia 8 de abril, o e-mail foi encaminhado pelo contador a Roberto Teixeira.

A mensagem detalha pagamentos entre 5 de janeiro de 2013 e 5 de dezembro do mesmo ano. Os valores variaram entre “3.660” e “3.950”. Na mensagem, o total indicado é de R$ 46.820.

“O documento tem uma informação clara: Glaucos da Costamarques repassou ao seu contador a informação acerca dos valores de aluguel que recebeu no ano de 2013. E esse profissional, por sua vez, o encaminhou ao requerente, que analisava juridicamente a declaração de Imposto de Renda da locatária (dona Marisa Letícia)”, relatou a defesa a Moro.

 

Mensagem

R$ 46.820

é o valor dos pagamentos pelo aluguel do apartamento em São Bernardo do Campo que consta em e-mail enviado por Glaucos da Costamarques ao contador João Muniz Leite.