O Estado de São Paulo, n. 45293, 20/10/2017. Política, p. A7.

 

Para Raquel, prisão de Geddel é ‘imprescindível’

Igor Gadelha

20/10/2017

 

 

PGR afirma que peemedebista 'parece' liderar organização criminosa; Fachin nega pedido de liberdade feito pela defesa de ex-ministro

 

 

A procuradora-geral da República, Raquel Dodge, afirmou que o ex-ministro Geddel Vieira Lima (PMDB-BA) “parece” ter assumido a posição de líder de uma organização criminosa. Em manifestação enviada ao Supremo Tribunal Federal sobre o pedido de liberdade feito pela defesa do peemedebista, ela afirmou que a prisão é “imprescindível” para a continuidade das investigações. O ministro Edson Fachin negou o habeas corpus.

Geddel está preso desde o dia 8 de setembro, quando foram apreendidos R$ 51 milhões em um apartamento em Salvador, durante a Operação Tesouro Perdido. O ex-ministro estava em prisão domiciliar – em julho, ele havia sido detido por tentativa de obstrução da Justiça. A defesa de Geddel disse que vai recorrer à Segunda Turma do Supremo contra a decisão de Fachin.

Segundo Raquel, “não há registro histórico no Brasil de apreensão maior de dinheiro e, ao que tudo indica, dinheiro público desviado e ocultado ilicitamente”. A procuradora-geral afirmou que o “valor monumental” indica a gravidade do crime e “causa suficiente para um novo decreto de prisão”. Em prisão domiciliar, Geddel conseguiria, de acordo com Raquel, “manter contatos, receber visitas, dar ordens e orientações que podem frustrar os objetivos das medidas cautelares na investigação”.

A procuradora-geral alegou que está sob investigação uma “poderosa organização criminosa que teria se infiltrado nos altos escalões da administração pública, que seria integrada, segundo indícios já coligidos, por um ex-ministro de Estado e o ex-presidente da Câmara dos Deputados ( Eduardo Cunha)”.

A Tesouro Perdido apura desvios na Caixa Econômica Federal, com suposta participação de Geddel, que foi vice-presidente do banco no governo Dilma Rousseff, e Cunha, condenado e preso na Operação Lava Jato, em Curitiba.

Raquel destacou que Ministério Público Federal e Polílcia Federal chegaram ao apartamento com base na delação de Lúcio Funaro, apontado como operador do PMDB. Ele disse ter entregado mais de R$ 11 milhões em espécie a Geddel.

A manifestação foi enviada ao STF no dia 16 e a decisão é do dia 17. Fachin manteve Geddel preso, mas substituiu a preventiva de Gustavo Ferraz, aliado do ex-ministro, por prisão domiciliar (mais informações nesta página). Em nota, o advogado Gamil Foppel, que representa Geddel, disse que a preventiva é “fundada em diligências de investigação contaminadas pelos mais diversos vícios de nulidade”.

 

Investigação. Raquel alega que Geddel, em prisão domiciliar, poderia ‘dar ordens’