O globo, n.30762 , 27/10/2017. PAÍS, p.10

Cunha e Funaro ficam frente a frente

ANDRÉ DE SOUZA

 

 

Ex-presidente da Câmara e operador acompanharam depoimentos

Delator e delatado frente a frente, na mesma mesa. Lúcio Funaro, apontado como operador do PMDB em esquemas de corrupção, e o ex-presidente da Câmara Eduardo Cunha (PMDB-RJ) puderam dar uma escapada da prisão ontem.

Os dois acompanharam depoimentos em processo no qual são réus por suspeitas de ter desviado dinheiro do Fundo de Investimentos do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FI-FGTS), administrado pela Caixa Econômica Federal (CEF). A audiência aconteceu na 10ª Vara Federal de Brasília.

Cunha chegou carregando uma mala verde cheia de papéis. Ele retirou parte dos documentos e os colocou sobre a mesa da sala de audiência. Funaro chegou minutos depois. Os dois foram acompanhados por seus advogados. Em sua delação, Funaro disse que a propina arrecadada por Cunha foi repassada também ao presidente Michel Temer.

Outros dois réus prestaram depoimentos ontem: o ex-vicepresidente da Caixa Fábio Cleto e o empresário Alexandre Margotto. Em comum, os dois firmaram acordos de delação premiada para colaborar com as investigações. Hoje serão ouvidos Funaro, Cunha e o exministro e ex-presidente da Câmara Henrique Alves, que está preso em Natal.

Após a audiência, Cunha disse que não poderia conceder entrevista. Mas afirmou que pediria autorização ao juiz federal Vallisney de Souza Oliveira para conversar com os jornalistas hoje.