Título: Ranário de volta à cena
Autor: Jeronimo, Josie
Fonte: Correio Braziliense, 07/03/2012, Política, p. 3

Uma década depois, figuras que marcaram o escândalo do ranário da ex-mulher do senador Jader Barbalho (PMDB-PA) voltam à cena. Em processo de montagem de seu gabinete, Jader escolheu a sócia do Ranário Ramazon — negócio que o levou a renunciar ao mandato em 2001 — para reforçar sua equipe. Silvia Helena da Cruz Moreira, que segundo registros tem 14,5% do ranário (de razão social Centeno & Moreira), foi nomeada para o cargo de assessora parlamentar nível 3, com salário de R$ 4 mil.

Foi o episódio do ranário que levou a candidatura de Jader a ser questionada pela Ficha Limpa — o peemedebista renunciou para frear o processo de cassação, sugerido na esteira da denúncia de desvio de R$ 9,6 milhões da Sudam. Agora, graças à linha de financiamento, o Banco da Amazônia tem 44,3% do ranário e a ex-mulher de Jader (Márcia Cristina Zahluth) continua na sociedade.

A assessoria de imprensa do senador informou que o ranário não está em atividade, pois no ano passado foi invadido e está em processo de reintegração de posse. Apesar de constar na lista de sócios, Silvia Helena disse, por meio da assessoria, que se desligou da empresa em 1996. Segundo Jader, uma "perícia federal" teria sido realizada no ano passado no ranário, como parte do processo de apuração dos desvios. (JJ)