O globo, n.30742 , 07/10/2017. país, p.5

Aécio: dados de celulares serão extraídos nos EUA

 ANDRÉ DE SOUZA

 

 

 

STF autorizou envio de aparelhos para exterior, após pedido da PF

 

O ministro Marco Aurélio Mello, do Supremo Tribunal Federal (STF), autorizou o envio para o exterior de quatro telefones e dois aparelhos eletrônicos apreendidos em endereços de pessoas ligadas ao senador afastado Aécio Neves (PSDB-MG). Entre elas estão sua irmã, Andrea Neves, e seu primo Frederico Pacheco de Medeiros. O pedido foi feito pela Polícia Federal (PF), que afirmou não ter conseguido extrair os dados. Assim, é necessário enviar os aparelhos para que uma empresa sediada no Estados Unidos faça isso.

O pedido da PF foi feito em 13 de setembro. No dia 21, Marco Aurélio solicitou a opinião da Procuradoria-Geral da República. Em 25 de setembro, a procuradora-geral, Raquel Dodge, disse não se opor à solicitação. Dois dias depois, o ministro autorizou, mas ressalvando que, antes do envio dos aparelhos, os investigados poderiam fornecer as senhas. Os dados ajudarão na investigação que apura se Aécio recebeu propina da JBS.

“Defiro o pedido formulado pela autoridade policial, autorizando o encaminhamento do material apreendido para verificação da viabilidade de extração dos dados no exterior, sem prejuízo de os detentores dos aparelhos virem a fornecer, espontaneamente, colaborando para o esclarecimento dos fatos, as senhas necessárias ao acesso pretendido", decidiu Marco Aurélio.

Na lista de aparelhos há um iPhone de Andrea e um iPad e um iPod de Mendherson Souza Lima. Mendherson é um ex-assessor do senador Zezé Perrella (PMDB-MG), aliado de Aécio. Marco Aurélio autorizou ainda o envio ao exterior de um celular Motorola de Frederico Pacheco, e dois iPhones de Gustavo Perrella, filho de Zezé Perrella. A PF informou que consegue desbloquear dispositivos com a versão 7 do iOS, o sistema operacional da Apple. Os aparelhos rodavam versões que iam da 8.4 à 10.3.1.

“COLABORAMOS COM A JUSTIÇA”

Procurado pelo GLOBO para informar se disponibilizará a senha, o advogado Antonio Velloso Neto, que defende Mendherson, disse que não conversou com seu cliente ainda a respeito. Mas destacou: “Que fique claro que colaboramos com a Justiça desde o primeiro momento.” A defesa de Andrea não deu retornou. O GLOBO não conseguiu contato com o advogado de Frederico. No caso de Gustavo Perrella, o advogado Michel Asseff Filho disse que as senhas foram fornecidas:

— Em relação a ele, se não têm mais a senha, estamos à disposição de fornecer e colaborar com a Justiça.