Título: Novo sistema de transporte
Autor: Peres, Julio Cesar
Fonte: Correio Braziliense, 19/03/2012, Opinião, p. 11

Presidente do Sinduscon-DF

A população do Distrito Federal deverá ganhar, até o fim deste ano, novo sistema de transporte público mais eficiente, confortável e racional. O governador Agnelo Queiroz anunciou, recentemente, processo de licitação para contratar as empresas que ficarão responsáveis pela prestação dos serviços. A atual frota de ônibus, antiga e obsoleta, será substituída em 90% por veículos equipados com bancos estofados, piso antiderrapante e ar-condicionado, além de condições de acessibilidade para pessoas com deficiência.

Mais do que isso, os cerca de 3.500 ônibus estarão integrados aos demais modais de transporte, como o metrô e os veículos leves sobre pneus e trilhos. A mudança vem em boa hora. Na verdade, vem até um pouco tardiamente, se considerarmos que Brasília — a capital da República, centro das decisões políticas nacionais — está alguns anos atrasada nessa matéria. Outros grandes centros urbanos, especialmente nas regiões Sul e Sudeste, já dispõem a algum de tempo de melhores sistemas de transporte público e coletivo. Caso de Curitiba, exemplo e referência de qualidade de vida urbana depois da gestão inovadora do arquiteto Jaime Lerner como prefeito da cidade.

Em Brasília, vivemos nos últimos 20 anos um processo de crescimento urbano acelerado e desordenado, como resultado de políticas públicas que incentivaram o processo migratório para o DF e as cidades do Entorno. Faltaram, em contrapartida, investimentos planejados nos diversos modais de transporte: ampliação das atuais linhas do metrô, com a construção de novas estações de passageiros; construção de linhas expressas e de corredores exclusivos para ônibus, como os projetos atuais do VLT — Veículo Leve sobre Trilhos — e VLP — Veículo Leve sobre Pneus; integração dos modais e adoção de uma tarifa única, acessível a todos os que dependem do transporte público para sobreviver.

Como representantes do setor da construção, recebemos a decisão do GDF — corajosa e necessária — com grande entusiasmo e otimismo. A população do Distrito Federal não suportava mais conviver com um sistema de transporte público tão precário: ônibus velhos, alguns com mais de 15 anos de uso; metrô deficiente, com um número reduzido de trens e estações; tarifas elevadas; ausência de integração entre os diversos meios. De nossa parte, queremos contribuir para que as obras de infraestrutura previstas, principalmente no setor viário, possam ser realizadas dentro do prazo e com todos os requisitos de qualidade e segurança exigidos pelo novo modelo. É com orgulho que participamos, mais uma vez, de um empreendimento que terá repercussão muito positiva na vida dos brasilienses.

Na construção civil, por exemplo, estimamos que cerca de 70 mil trabalhadores sejam diretamente beneficiados pelas mudanças anunciadas pelo governo. São pais e mães de família que, a partir de 2013, se deslocarão mais rapidamente — e com mais conforto — da casa para o trabalho e do trabalho para casa. Uma grande conquista para quem utiliza o transporte público, especialmente porque a ideia é oferecer bons serviços sem que haja um aumento real no valor das tarifas. Ou seja, não haverá impacto no orçamento das famílias. Também devemos levar em conta que o novo sistema contribuirá para desafogar o trânsito nas vias do DF, pois o transporte individual (carro) será desestimulado, e um número cada vez maior de brasilienses optará pelo transporte coletivo (ônibus e metrô).

-------------------------------------------------------------------------------- adicionada no sistema em: 19/03/2012 02:31