Título: DEM abre processo contra Demóstenes
Autor: Mascarenhas, Gabriel ; Correia, Karla
Fonte: Correio Braziliense, 03/04/2012, Política, p. 2/3

Partido promete dar um desfecho rápido ao pedido de expulsão do senador de Goiás por envolvimento com o empresário Carlinhos Cachoeira

Para evitar os desdobramentos de mais um escândalo envolvendo uma personalidade de destaque da legenda, o DEM decidiu ontem iniciar o processo de expulsão do senador Demóstenes Torres (GO). A medida ocorre um mês depois de estourarem as primeiras denúncias sobre o envolvimento do parlamentar com o empresário e contraventor Carlos Augusto de Almeida Ramos, o Carlinhos Cachoeira.

A cúpula do partido reconhece que o processo será apenas um ritual estatutário a ser cumprido antes de Demóstenes ser expulso da legenda. "Dificilmente não será tomada essa decisão (expulsão)", disse ontem o presidente do DEM e líder da sigla no Senado, José Agripino Maia (RN). "Deu-se todo esse espaço de tempo e ele não apresentou nenhuma defesa convincente, ele não subiu na tribuna do Senado, não se pronunciou", ponderou Agripino.

Demóstenes terá que se defender no DEM até quinta-feira da semana que vem

A decisão foi oficializada em reunião ontem à noite na casa do presidente do DEM. A expectativa era que Demóstenes participasse do encontro apresentando sua defesa. O senador passou o fim de semana analisando as provas reunidas pela Polícia Federal, que mostram os telefonemas trocados com Cachoeira. Ontem, Demóstenes permaneceu em seu apartamento, na 309 Sul, onde discutiu o teor dos documentos com seu advogado, Antonio Carlos de Almeida Castro, o Kakay.

À tarde, o deputado Ronaldo Caiado (DEM-GO) esteve na residência do senador. Passou lá cerca de 40 minutos tentando convencer Demóstenes a deixar o partido por iniciativa própria. O vice-governador de Goiás, José Eliton, também participou da conversa. Ao lado de Caiado, ouviu de Demóstenes que ele não sairia espontaneamente do DEM.

O senador ainda comunicou que não compareceria à reunião marcada para que ele se defendesse das acusações e pediu mais prazo ao partido. "Ele só vai se pronunciar depois de ter acesso a todo o conteúdo do inquérito", disse Kakay. Segundo o advogado, a Justiça ainda não teria liberado duas mídias contendo gravações de conversas por telefone entre Demóstenes e Cachoeira.

Reação O DEM, contudo, negou a possibilidade de alongar o prazo para o senador se defender: sete dias úteis. A avaliação é que, quanto mais tempo se passar sem uma resposta do partido às denúncias envolvendo Demóstenes, maior será o preço político a pagar pelo escândalo, sobretudo em ano eleitoral. "O clima dentro do partido está horrível. O Demóstenes precisa deixar o partido, não há mais espaço para ele no DEM", avaliou o deputado Pauderney Avelino (DEM-AM).

Pré-candidato da sigla à prefeitura de Salvador, o deputado ACM Neto enfatizou a necessidade de uma reação rápida da legenda. "O partido está perplexo com as denúncias veiculadas pela mídia, que começaram a surgir um mês atrás", disse o deputado.

"Como ele não apresentou defesa, o prazo do partido expirou. Se ele se manteve em silêncio até o momento, a responsabilidade (do que vai ocorrer) é dele. O DEM não passa a mão na cabeça de ninguém, mesmo sendo um senador da República", sentenciou ACM Neto. Com o processo de expulsão aberto, Demóstenes terá até a quinta-feira da próxima semana para apresentar sua defesa e, então, aguardar o veredicto da legenda.

Deputado pede licença O deputado federal Stepan Nercessian (RJ) se licenciou do PPS no último sábado. Nercessian foi um dos flagrados pela Operação Monte Carlo, da Polícia Federal, em conversas telefônicas com o controlador de jogos ilegais em Goiás Carlos Augusto Almeida Ramos, o Carlinhos Cachoeira. Segundo o deputado informou, a licença continua "até que os fatos sejam apurados e esclarecidos". Nercessian também se licenciou de todos os cargos que ocupa na Câmara, inclusive o de integrante titular das comissões de Educação e de Segurança Pública.

-------------------------------------------------------------------------------- adicionada no sistema em: 03/04/2012 02:35