Correio braziliense, n. 19965, 21/01/2018. Política, p. 3                                                                                                                                                                  

STJ libera posse de Cristiane Brasil

Bernardo Bittar 

21/01/2018

 

 

JUSTIÇA » Vice-presidente do órgão acata recurso da Advocacia-Geral da União e deputada assumirá o Ministério do Trabalho amanhã pela manhã. Entidade pretende recorrer da decisão

Após decisão do vice-presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), ministro Humberto Martins, a posse de Cristiane Brasil (PTB-RJ) como ministra do trabalho está confirmada para amanhã, às 9h. Deve ocorrer no gabinete do presidente Michel Temer, apenas com a presença deles e do ministro-chefe da Casa Civil, Eliseu Padilha. Segundo informações da própria deputada, a solenidade vai ser rápida — especialmente por causa da viagem de Temer para a Suíça, no mesmo dia — e sem festa. “Uma ocasião muito respeitosa, mas discreta e fechada. Quem quiser vê-la vai até o ministério para dar um abraço. Mas não terá convite”, disse o pai de Cristiane, o presidente nacional do PTB, Roberto Jefferson. A nova ministra, que está de férias no Rio de Janeiro, chega amanhã a Brasília.

Jefferson não vai à posse da filha por causa de um “compromisso importante que não dá para mexer”. O deputado cassado, entretanto, declarou-se “imensamente feliz com essa decisão da Justiça, finalmente um acerto na instituição”. “Vejo (a liberação da posse) com serenidade. O ativismo político foi retirado de cena com as especulações e substituído pela determinação judicial. Agora não tem mais volta. E é sempre confortável assistir às questões que, como essa, cortejam a constitucionalidade e deixam o jogo de lado. Reverencio Deus por ter inspirado o magistrado responsável pela sentença”, afirma ao Correio.

De acordo com o ex-parlamentar, a ministra “está feliz, tem boas ideias e vai trabalhar muito, como é de sua natureza”. Ele conta que a filha “é uma grande gestora e que já mostrou isso em três gestões enquanto secretária de diferentes governos no Rio de Janeiro. Você vai tomar um susto com ela trabalhando. Ela é workaholic. Para desligar, só tirando a pilha”, complementou Roberto Jefferson. Ainda não há informações sobre os primeiros projetos de Cristiane Brasil enquanto chefe do Ministério do Trabalho, mas, segundo assessores da pasta, há uma grande expectativa em torno dos antigos projetos que não podem ser interrompidos. À reportagem, a nova ministra informou que deve adiantar algumas ideias na próxima semana.

O ministro da Secretaria de Governo, Carlos Marun, explica que “o problema da suspensão, que criou uma série de inseguranças no próprio governo”, foi resolvido. “Devolve a questão da segurança jurídica ao país.” O líder do PTB na Câmara, deputado Jovair Arantes (GO), concorda. “A decisão do STJ (Superior Tribunal de Justiça) fortalece a Justiça brasileira, e não o partido”. Segundo ele, “foi uma indelicadeza um juiz de primeira instância se meter num assunto privativo do presidente da República”. O parlamentar acredita que “agora, sim, pode-se virar a página. E, claro, o sentimento é de felicidade”.

Frase

“Quem quiser vê-la vai até o ministério para dar um abraço. Mas não terá convite”

Roberto Jefferson, presidente do PTB e pai de Cristiane Brasil