Título: Deficit de 3,8 mil PMs
Autor: Alcântra, Manoela
Fonte: Correio Braziliense, 17/03/2012, Cidades, p. 32

Do total da tropa, quase mil estão desviados de função. São servidores contratados para o policiamento ostensivo, mas prestam serviço na área administrativa. Para especialistas, situação do DF exige atenção » O Distrito Federal tem 15.342 policiais militares, mas nem todos garantem a segurança da população. Esse quantitativo refletiria em um integrante da corporação para cada grupo de 170 habitantes, um número positivo se comparado à média nacional de um policial para cada grupo de 315 moradores. Mas, segundo dados divulgados no Diário Oficial do DF de ontem, do total, pelo menos 935 estão cedidos para órgãos ou entidades dentro e fora do GDF, enquanto outros 132 ocupam cargos em comissão. Mesmo assim, o deficit de PMs nas ruas é muito maior. O levantamento não leva em consideração, por exemplo, profissionais lotados nos quartéis, mas longe do policiamento preventivo.

Fazem parte do contingente de PMs que não trocam tiros com bandidos diariamente músicos, médicos, dentistas, integrantes do serviço administrativo e outros. Embora o comando-geral da PM não tenha divulgado o número de efetivos para cada cargo, especialistas ouvidos pelo Correio acreditam que há um problema na divisão das atribuições. A própria PM admite que, para suprir a demanda dos 2,5 milhões de habitantes da capital, seria necessário contratar 3,8 mil policiais. Desde o último concurso público, realizado em 2009, quando 1.350 aprovados vestiram a farda, 800 se aposentaram.

O consultor em segurança pública George Felipe Dantas enfatiza que ceder um profissional para outros órgãos é legítimo e legal, assim como deslocá-lo de função. Porém, o problema é quando não há efetivo suficiente para fazer os serviços burocráticos, atender aos governos local e federal e garantir a segurança dos moradores. "Embora a população de Brasília seja relativamente pequena, existe uma peculiaridade de densidade. Um policial para cada 170 habitantes pode parecer muito, mas não é", ressalta. Segundo ele, a falta de PMs nas ruas pode ser comprovada pela violência. "Em 20 anos, não tínhamos um aumento de homicídios no DF. Agora, essas estatísticas começam a mudar."

Se um período como o carnaval for considerado, é possível observar a diferença. Entre 18 e 22 de fevereiro, a Polícia Civil registrou 18 assassinatos no DF, o que significou uma morte a cada seis horas. Um aumento de mais de 100% na comparação com a média do feriado do ano passado, quando duas pessoas foram executadas a cada 24 horas. "Não é a cessão de policiais que produz impacto. O que faz isso é a falta de disponibilidade orçamentária para expandir os quadros. Temo que, nos próximos anos, com a chegada dos eventos esportivos previstos para Brasília, haja um apagão na PM", afirma Dantas.

Efetivo baixo O presidente da Associação dos Oficiais da Polícia Militar do DF (Asof), tenente-coronel Sérgio Souza, explica que a quantidade de policiais nas ruas depende da escala e das operações realizadas no dia. "O nosso deficit de policiais é alto. As novas contratações representariam cerca de mil novos homens em policiamento por dia", disse. Ele considera os profissionais cedidos para os governos federal e local importantes para a corporação. "O que compromete é a falta de efetivo. Além disso, temos uma tropa com idade acima do desejável e doente. Existe um grande número de atestados hoje."

Por meio de nota, a Polícia Militar informou que 4,2 mil policiais estão nas ruas diariamente e 636 cedidos para órgãos do DF estão na Casa Militar e na Secretaria de Segurança Pública, em atribuições como a segurança do governador e das instalações. Os outros 299 prestam serviço na Presidência da República. "Vale lembrar que todos estão em função regulamentar prevista em lei", diz o texto. Se for considerado esse número por dia, Brasília tem um policial para cada grupo de 595 pessoas.

Balanço Confira abaixo dados relativos à distribuição de policiais militares na capital federal

15.342

Total de policiais militares no Distrito Federal

299

Quantidade cedida para órgão ou entidade fora do GDF

636

Número de cedidos para órgão ou entidade do GDF

132

Quantidade de ocupantes de cargos em comissão

1.350

Total de aprovados no último concurso público da PM

2,5 milhões

População do DF, segundo o IBGE