Título: Mantega entra na mira do MP
Autor: Hessel, Rosana
Fonte: Correio Braziliense, 17/03/2012, Economia, p. 17

Provocado por senadores de oposição e do aliado PDT, procurador-geral encaminha representação contra o ministro ao MPF-DF, que vai apurar se houve improbidade administrativa no caso que culminou na demissão do presidente da Casa da Moeda

O inferno astral do ministro da Fazenda, Guido Mantega, parece não ter fim. Poucos dias antes de completar seis anos de mandato (próximo dia 27), ele foi denunciado por senadores de oposição e da base aliada por improbidade administrativa, devido ao escândalo de corrupção dentro da Casa da Moeda, uma das empresas subordinadas à pasta do ministro mais longevo do governo petista.

O procurador-geral da República, Roberto Gurgel, encaminhou ao Ministério Público Federal no Distrito Federal (MPF-DF) uma representação contra Mantega para investigar o caso que resultou na exoneração de Luiz Felipe Denucci da presidência da Casa da Moeda. Ele é suspeito de ter recebido US$ 25 milhões de fornecedores da empresa em contas em paraísos fiscais.

Em audiência no Senado na última terça-feira, Mantega disse que escolheu Denucci pelo perfil técnico e que ele fez um bom trabalho na Casa da Moeda, que apresentou lucro crescente em sua gestão.

Quando a denúncia estourou, entretanto, ele exonerou o funcionário exemplar por meio de um funcionário do terceiro escalão da Fazenda e demorou quase uma semana para dar explicações — só o fez por determinação da presidente Dilma Rousseff.

Gurgel repassou a representação para o MPF por considerar ser esse o foro competente para julgar casos de improbidade supostamente cometidos por ministros de Estado. O pedido foi feito à PGR pelos senadores Demóstenes Torres (DEM-GO), Álvaro Dias (PSDB-PR), Aloysio Nunes (PSDB-SP), Jarbas Vasconcelos (PMDB-PE) e Randolph Rodrigues (PSol-AP), oposicionistas, e Pedro Taques (PDT-MT), da base governista, além do ex-ministro do Trabalho e presidente do PDT, Carlos Lupi.

Inquérito Não é a primeira denúncia feita contra Mantega no Ministério Público. Em 9 de fevereiro, o líder do PPS na Câmara, deputado federal Rubens Bueno (PR), protocolou na Procuradoria da República no Distrito Federal uma representação pedindo a abertura de inquérito para investigar a prática de crime de corrupção passiva de Denucci. O processo foi encaminhado à Polícia Federal. Procurado, o Ministério da Fazenda não comentou o assunto.

Mantega também vai ter que explicar a transferência da folha de pagamento dos 250 mil servidores públicos da Bahia, do Banco do Brasil para a Caixa Econômica Federal, em 2007, quando o petista Jaques Wagner assumiu o governo local. A Comissão de Finanças e Tributação da Câmara dos Deputados aprovou requerimento do deputado federal Pauderney Avelino (DEM-AM), solicitando que o ministro dê explicações sobre o assunto.

Briga interna Enquanto chovem denúncias sobre a Casa da Moeda, o ministro Guido Mantega ainda tem que apaziguar as brigas por poder entre dirigentes de duas importantes instituições, o Banco do Brasil e o fundo de pensão dos seus funcionários, a Previ.