Título: Planalto na espera
Autor: Jeronimo, Josie
Fonte: Correio Braziliense, 17/03/2012, Política, p. 4

Preocupada com novos motins do Senado em relação à constituição da diretoria da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), a presidente Dilma Rousseff solicitou o adiamento da análise de outros dois nomes que haviam sido enviados pelo governo. Dilma avisou que o governo encaminhará, de uma só vez, as indicações para as três vagas da ANTT quando a crise política na base estiver superada. Por enquanto, a presidente ainda teme que as indicações sejam usadas para barganha política e uma nova rejeição a nomes apresentados pelo Palácio do Planalto poderia jogar mais lenha na crise que atinge a base do governo. Além da presidência da agência, postos de dois diretores estão abertos e precisam ser preenchidos para que a ANTT dê sequência a procedimentos que exigem quórum de três representantes no colegiado deliberativo, composto por cinco integrantes do órgão.

Quinta-feira, a pauta da Comissão de Serviços e Infraestrutura previa a votação da recondução de Mário Rodrigues para a diretoria da ANTT. A análise do currículo do diretor foi relatada pelo senador Vicentinho Alves (PR-TO). Um dos postos na diretoria da ANTT pertence ao PR. Rodrigues foi indicado pelo secretário-geral da legenda, deputado Valdemar da Costa Neto (SP). O governo, no entanto, solicitou que a votação fosse adiada. O líder do governo no Senado, Eduardo Braga (PMDB-AM), alegou que a reestruturação da diretoria da agência está sendo "reavaliada", por isso a análise foi adiada. "Foi pedida a retirada por orientação do governo porque o governo está reavaliando a ANTT", resumiu o novo líder do governo.

A Casa também já havia recebido a indicação de Hederverton Andrade Santos, mas, depois do pedido do governo para congelar as votações, a apreciação para o preenchimento do cargo ficará na geladeira. Hederverton é o atual superintendente de Marcos Regulatórios da agência e é considerado um nome mais próximo ao governo, pois já atuou como assessor da Casa Civil. Sua indicação na Comissão de Serviços e Infraestrutura é relatada pelo presidente do PMDB, senador Valdir Raupp (RO). O superintendente de Marcos Regulatórios foi indicado para a vaga de Wagner de Carvalho Garcia. Diante da dificuldade política para substituir a diretoria da ANTT, o Ministério dos Transportes cogita a possibilidade de nomear os novos diretores por decreto. (JJ e DR)