O globo, n.30764 , 29/10/2017. PAÍS, p.9

Ibama e Instituto Chico Mendes são atacados no AM

 

 

Garimpeiros teriam ateado fogo depois de operação no rio Madeira

A segurança em Humaitá, no Sul do Amazonas, foi reforçada por soldados do Exército e policiais federais, depois que os prédios do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) foram incendiados, no final da tarde de sexta-feira.

Os órgãos ambientais foram atacados depois de uma operação, realizada com o apoio da Polícia Federal e da Força Nacional, para combater o garimpo ilegal de ouro na região do rio Madeira.

A suspeita é que o incêndio criminoso tenha sido realizado por garimpeiros insatisfeitos com a Operação Ouro Fino, realizada na última quarta-feira. A ação dos órgãos federais apreendeu 37 balsas usadas por garimpos ilegais na região.

Antes do ataque, dezenas de garimpeiros realizaram uma manifestação em Humaitá, e acabaram entrando em confronto com homens da Força Nacional. Em seguida, parte dos manifestantes entrou nos prédios e teria iniciado o incêndio criminoso. Segundo servidores dos órgãos afetados, o ataque aos prédios durou cerca de 5 horas.

A sede do Ibama foi a mais afetada. No local, sete viaturas foram destruídas pelas chamas, além de móveis, computadores e documentos. Funcionários que atuavam na cidade deixaram o município escoltados por policiais. Por razões de segurança, os servidores dos órgãos atacados foram levados para instalações militares. Os criminosos também tentaram invadir a sede do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), onde funciona o Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam), mas foram contidos. Sem acesso ao local, o grupo ateou fogo em veículos que estavam estacionados na área.

 

BARCO INCENDIADO

Ontem, um barco do ICM-Bio também foi incendiado, na margem do Rio Madeira. Os autores do incêndio fugiram e ainda não foram identificados.

A Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP) afirmou que não houve registro de mortos ou feridos durante o tumulto. O efetivo da Polícia Militar na região está fazendo rondas ostensivas para manter o controle da situação. Uma equipe do governo do estado composta por Defesa Civil, Secretaria de Assistência Social e Casa Militar foi enviada para a cidade com o objetivo de fazer um levantamento da situação e prestar assistência às famílias afetadas.

Peritos da Polícia Federal de Porto Velho, Rondônia, foram deslocados para o interior do Amazonas.