Título: Zona do Euro volta a sucumbir
Autor:
Fonte: Correio Braziliense, 23/03/2012, Economia, p. 12
A economia da Zona do Euro registrou uma inesperada piora em março, afetada pela forte queda na atividade industrial da França e da Alemanha, pesos pesados da região . Os índices de gerentes de compras (PMIS, na sigla em inglês), que captam como milhares de empresas se comportaram ao longo do mês, efetivamente minaram qualquer esperança remanescente de que a zona do euro pudesse evitar a queda em uma nova recessão.
"A economia da Zona do Euro se contraiu em um ritmo mais rápido em março, sugerindo que a região entrou de novo em recessão, com a produção agora tendo queda tanto no último trimestre do ano passado como no primeiro de 2012", disse o economista-chefe do instituto Markit, Chris Williamson, responsável pela pesquisa divulgada ontem.
Para piorar ainda mais o cenário, economistas consultados pela agência de notícias Reuters consideram que a economia da Zona do Euro vai se contrair em 0,3 por cento durante 2012. A Itália, por exemplo, teve um déficit comercial de 1,552 bilhão de euros com países de fora da União Europeia (UE) em fevereiro, comparado com um deficit de 2,337 bilhões de euros registrado no mesmo mês de 2011, Já o setor industrial da Alemanha encolheu pela primeira vez este ano, em março, na esteira da queda de novas encomendas, levantando preocupações sobre sua resiliência à crise da zona do euro e encobrindo o otimismo com a aprovação do pacote de resgate da Grécia.
Em contrapartida, a confiança entre os consumidores da Zona do Euro subiu pelo terceiro mês seguido em março, uma vez que os europeus gastaram mais após o forte recuo no ano passado. A confiança do consumidor avançou para menos 19,0, ante uma leitura revisada de menos 20,3 em fevereiro e acima de uma mínima de 26 meses registrada em dezembro, informou ontem a Comissão Européia.