Título: A primeira visita de JK
Autor: Sassine, Vinicius ; Luiz, Edson
Fonte: Correio Braziliense, 08/03/2012, Política, p. 7

A Fazenda Gama foi o primeiro local visitado pelo presidente Juscelino Kubitschek (na foto, de paletó e gravata) na região escolhida para a construção da nova capital do Brasil. A visita ocorreu em 2 de outubro de 1956, quase quatro anos antes da inauguração da nova cidade. A sede da fazenda ficava perto do local onde está o Catetinho, a primeira residência oficial de Kubitschek. Brasília foi instalada a oito quilômetros desse ponto.

A decisão de transferir a capital para o interior do país levou à desapropriação de quatro fazendas, entre elas a Gama. A responsabilidade da desapropriação coube à Comissão Goiana de Cooperação para a Mudança da Capital do Brasil. A região do Gama surgiu posteriormente para abrigar excedentes populacionais decorrentes da construção de Brasília.

Em 1955, uma pista de pouso e um rancho para passageiros foram criados por Bernardo Sayão. Era o chamado Aeroporto Vera Cruz, onde hoje está a Rodoferroviária. Sayão abriu uma trilha que ligava o aeroporto à Fazenda Gama. A visita de Kubitschek ocorreu no ano seguinte.

A área correspondente à antiga Fazenda Gama é bastante extensa. Engloba o Riacho Fundo 2, o Núcleo Bandeirante, o Park Way, a região do Catetinho, o Aeroporto Internacional JK, parte do Lago Sul e a Vargem Bonita, segundo a Terracap. Alguns pontos da região se tornaram focos constantes de grilagem, como a chamada Ponte Alta do Gama. A Terracap reconhece a existência de "problemas jurídicos" na região. (VS)