Título: Mantega faz apelo
Autor: Mainenti, Mariana
Fonte: Correio Braziliense, 08/03/2012, Economia, p. 12/13

Como não conseguiu evitar sua convocação para depor no Congresso na próxima terça-feira, o ministro da Fazenda, Guido Mantega, tenta, agora, minimizar a pressão dos parlamentares durante a audiência que ocorrerá na Comissão de Acompanhamento Econômico (CAE).

Preocupado, ele pediu apoio ontem aos senadores da base aliada para que compareçam em peso e limitem a participação da oposição durante os questionamentos. "Conto com a presença e o apoio de vocês no dia 13", disse Mantega aos presentes na reunião em seu gabinete.

O motivo da audiência, que é periódica, é para o ministro falar sobre os rumos da economia. Mas ele não vai conseguir escapar da saia justa de explicar a demora em esclarecer as circunstâncias da demissão do ex-presidente da Casa da Moeda Luiz Felipe Denucci, suspeito de movimentação de US$ 25 milhões em paraíso fiscal.

Também será questionado sobre a briga interna por poder no Banco do Brasil e no fundo de pensão dos funcionários da instituição, a Previ. Mas ele não teve uma sinalização de que esse apoio é consensual, segundo um parlamentar governista que participou da reunião.

A oposição, apesar de ser a minoria, prepara suas armas. "Vou perguntar ao Mantega sobre as denúncias de corrupção na Casa da Moeda e sobre o BB", afirmou o senador Álvaro Dias (PSDB-PR). (RH)