Título: Sanção em novembro
Autor:
Fonte: Correio Braziliense, 24/02/2012, Politica, p. 2

A presidente Dilma Rousseff sancionou a lei que cria a Comissão da Verdade em 18 de novembro do ano passado, após uma longa negociação no Congresso. A maior dificuldade do Planalto foi driblar a oposição, que cobrava mais discussão e a inclusão de emendas ao projeto. Para aprovar o texto, uma força-tarefa formada pelos ministros da Justiça, José Eduardo Cardozo, e de Direitos Humanos, Maria do Rosário, atuou para convencer os líderes partidários.

A previsão é que a comissão seja instalada seis meses após a sanção da lei. Para isso ocorrer, a presidente Dilma precisa indicar os integrantes do grupo. A escolha dos nomes vem sendo discutida a portas fechadas com pessoas próximas à presidente. A tendência é de uma composição meio técnica e meio política. Historiadores, sociólogos e defensores de direitos humanos estão sendo avaliados, enquanto militares estão excluídos do rol de alternativas de Dilma Rousseff.

Pela lei, a Comissão da Verdade irá investigar violações de direitos humanos ocorridas entre 1946 e 1988. O foco, no entanto, será o regime militar, já que o período de pesquisas foi estendido devido a uma exigência dos setores militares. A partir da instalação, que deve ocorrer em menos de três meses, a comissão terá dois anos para investigar arquivos, coletar depoimentos e apresentar resultados.