Título: Israel e EUA discutem ataque
Autor: Vicentin, Carolina
Fonte: Correio Braziliense, 02/03/2012, Mundo, p. 17

As diferenças entre Israel e Estados Unidos sobre uma ação militar contra instalações nucleares do Irã deverão dominar a visita que o premiê Benjamin Netanyahu fará a Washington a partir de segunda-feira. "Será o principal tema", confirmou o próprio Netanyahu, antes de embarcar na noite de ontem para o Canadá, em meio a rumores de que ele tentará obter do presidente Barack Obama uma declaração pública de apoio a um ataque israelense. Obama tem sinalizado que espera ser consultado antes.

"O Irã segue avançando rapidamente e com arrogância em seu programa nuclear, desprezando completamente as decisões da comunidade internacional", afirmou Netanyahu, que mantém com o presidente americano uma relação marcada por divergências em temas-chaves. O premiê será recebido na Casa Branca na segunda-feira e, no mesmo dia, discursará para o Comitê Americano-Israelense de Assuntos Públicos (Aipac, em inglês), principal lobby pró-israelense que atua em Washington. Obama também falará perante a organização.

A linha dura assumida por Netanyahu no impasse com o Irã é aprovada por 49% dos israelenses, segundo pesquisa divulgada ontem. O vice-chanceler Danny Ayalon rejeitou um tratamento semelhante ao dispensado à Coreia do Norte, que já testou armas atômicas e acaba de anunciar uma moratória em seu programa nuclear. "A Coreia do Norte já cruzou o limite da capacidade nuclear bélica, e não queremos em hipótese alguma que o Irã faça o mesmo", disse Ayalon.