Título: Outro torneiro em dia de presidente
Autor: De Tarso Lyra, Paulo: Braga, Julyana
Fonte: Correio Braziliense, 28/03/2012, Politica, p. 8

O presidente da Câmara e presidente da República interino, deputado Marco Maia (PT-RS), que alterna momentos de proximidade com o Palácio do Planalto e instantes de oposição explícita ao governo federal, aproveitou o seu segundo dia à frente do Executivo para costurar um acordo e destravar a pauta de votações da Câmara.

Segundo um petista que desaprova os movimentos de Maia, a intenção do presidente da Câmara é "jogar a crise no colo da presidente Dilma Rousseff e mostrar que ela não está com paciência para ouvir as partes envolvidas".

Uma dessas articulações foi o almoço promovido na residência oficial da Câmara com os dois líderes da oposição, Antonio Carlos Magalhães Neto (DEM-BA) e Bruno Araújo (PSDB-PE). "Ele tem a autoridade institucional para promover esse tipo de encontro e é um ótimo avalista para acordos envolvendo a base e a oposição", elogiou Bruno.

Para um interlocutor do governo, além de querer contrapor-se à presidente Dilma, Maia pretende mostrar que tem ascendência sobre a Casa. "Não podemos nos esquecer que o Marco Maia marcou a votação do Código Florestal para o início do mês. A Câmara parada seria uma derrota também para ele", resumiu um petista aliado do presidente da Casa.

Diferentemente da presidente Dilma Rousseff, que mantém os encontros reservados e controla a divulgação das informações do que é discutido, Marco Maia fez questão de registrar todos os seus compromissos oficiais. Convocou os fotógrafos para registrarem duas reuniões e, ao fim do dia, deu uma entrevista coletiva para relatá-los.

Compromissos Enquanto Dilma costuma ter em sua agenda oficial três ou quatro compromissos por dia, Marco Maia cumpriu 11, além do almoço com as lideranças da oposição em sua residência oficial. Segundo um interlocutor do Planalto, a diferença não é o número de compromissos, mas que, com a presidente "ninguém vê, ninguém sabe". Nos encontros de ontem e de segunda-feira, Maia também não cansou de se comparar ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, sempre ressaltando que ambos trabalharam como torneiros mecânicos antes de ingressar na política.

O presidente da Força Sindical, Paulo Pereira da Silva (PDT-SP), brincou que aproveitaria a ausência de Dilma no Palácio do Planalto para aprovar demandas já conversadas com a Secretaria-Geral, como o fim do Fator Previdenciário. "Vamos aproveitar que ela saiu." Paulinho da Força, como é conhecido, disse que já havia pedido o encontro há tempos, e que Marco Maia sugeriu que o deputado aproveitasse os dias em que estaria como presidente interino. Segundo o pedetista, o gabinete no Planalto "é maior, mais confortável, e o café é mais gostoso".

A mensagem de Dilma A Frente Nacional de Prefeitos promove hoje o primeiro encontro da organização voltado para discutir o crescimento sustentável. A solenidade de abertura do evento, na noite de ontem, contou com a presença de Marco Maia — em seu último compromisso oficial do dia —, e do ministro da Secretaria-Geral da Presidência, Gilberto Carvalho. O objetivo do encontro é estabelecer um posicionamento comum dos prefeitos para a Conferência Rio+20, em junho. A presidente Dilma Rousseff enviou uma mensagem em vídeo para a abertura do evento. "Eu gosto de governar também com a alma de prefeita, tocando os problemas com as minhas próprias mãos, ouvindo e conversando com as pessoas nas praças públicas", disse a presidente, após afirmar que a essência da atividade do prefeito é "cuidar bem".