O globo, n.30823 , 27/12/2017. PAÍS, p.4

Laudo diz que Maluf pode ser tratado no presídio

ANDRÉ SOUZA

 

 

Perícia foi feita após pedido de prisão domiciliar

A perícia feita pelo Instituto Médico Legal (IML) no deputado Paulo Maluf (PPSP), preso desde a semana passada, aponta que ele tem doenças graves, mas pode receber cuidados na prisão. Faz apenas uma ressalva: “Deverá ter acompanhamento ambulatorial na cadeia". Segundo o laudo, Maluf tem câncer de próstata e alterações degenerativas avançadas. No dia do exame, feito na última sexta-feira, ele aparentava estar bem, mas há a possibilidade de o quadro se deteriorar dependendo da evolução do câncer.

O laudo, assinado por dois peritos médicos legistas, será levado em conta na hora de a Vara de Execuções Penais (VEP) do Distrito Federal decidir se ele continuará na cadeia ou se conseguirá o benefício da prisão domiciliar. Na sexta-feira, ao chegar ao IML de Brasília, Maluf caminhava com dificuldade, auxiliado por uma bengala. O deputado foi condenado pelo Supremo Tribunal Federal (STF) a mais de sete anos de prisão pelo crime de lavagem de dinheiro.

O documento do IML aponta ainda uma série de laudos médicos fornecidos pela própria defesa de Maluf, que constatariam outras doenças, como problemas no coração, hipertensão (mesmo controlada) e incontinência urinária espontânea com uso contínuo de fraldas geriátricas. Também faz uso de algumas medicações, conforme receitas apresentadas por ele.

LAUDO RELATA LUCIDEZ

Quanto à alegada doença cardíaca de Maluf — que segundo a defesa não teria sido analisada pelos peritos do IML —, o laudo reproduz informações repassadas pelo próprio Maluf. Ele citou um cateterismo cardíaco realizado em fevereiro de 2017 “demonstrando artéria coronária direita ocluída” e e "um infarto agudo do miocárdico há cerca de 20 anos, quando foi submetido a um cateterismo cardíaco". Depois, o IML constatou que ele apresentava ritmo cardíaco regular.

O laudo diz ainda: "apresenta-se lúcido, orientado no tempo e espaço, discurso coerente, memória preservada e boa cognição. Encontra-se em bom estado geral, eupneico, corado, hidratado, afebril ao tato, acianótico, anictérico". Eupneico é quem tem respiração normal. Acianótico é quem não tem acianosa, ou seja, marcas azul-arroxeadas na pele. Anictérico é quem não tem manchas amarelas na pele.

Estas conclusões servirão de base para avaliar se ele terá o benefício da prisão domiciliar.

Em nota, o advogado Antônio Carlos de Almeida Castro, o Kakay, que defende Maluf, afirmou que o laudo do IML abre novas perspectivas para a defesa. Informou também que apresentará novos quesitos para serem respondidos pelos médicos do Complexo Penitenciário da Papuda, onde está Maluf.

A defesa alega que existe a possibilidade de deterioração progressiva e até mesmo rápida do quadro clínico a depender do comportamento evolutivo do câncer de próstata.

O juiz Bruno Aielo Macacari, da VEP do DF, negou ontem pedido da defesa para que um perito particular pudesse acompanhar o exame médico no CDP.