Título: Ana de Hollanda e Pimentel são questionados
Autor: Braga, Juliana
Fonte: Correio Braziliense, 27/03/2012, Política, p. 4

A Comissão de Ética da Presidência da República pediu ontem à ministra da Cultura, Ana de Hollanda, explicações sobre suposto favorecimento da escola de samba Império Serrano, no Rio de Janeiro.

Conforme denunciou o Correio, a ministra ganhou oito camisetas que davam acesso à área da diretoria da agremiação seis meses depois de a pasta zerar a inadimplência da escola.

"Com base nas notícias, nós pedimos e está seguindo ofício para ela hoje (ontem)", afirmou o conselheiro Roberto Caldas. A ministra terá 10 dias para se explicar e o documento será analisado na próxima reunião do conselho, em 16 de abril. Com as informações em mãos, os conselheiros decidirão se abrem processo de investigação.

A Império Serrano devia a prestação de contas sobre o uso de R$ 267 mil captados por meio da Lei Rouanet para o isolamento acústico e térmico da quadra em que acontecem os ensaios. Faltavam documentos que comprovassem o uso devido dos recursos. Quando o novo presidente da escola assumiu a direção, Átila Gomes, começou uma série de contatos para conseguir uma audiência com a ministra. Até o fechamento desta edição, o Ministério da Cultura não havia sido notificado e tampouco comentou o assunto.

A Comissão de Ética também decidiu pedir informações ao ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Fernando Pimentel, sobre serviços de consultoria que prestou em 2009, quando deixou a Prefeitura de Belo Horizonte. Ele recebeu R$ 2 milhões para realizar palestras que não foram feitas.