O globo, n. 30865, 07/02/2018. País, p. 5

 

‘Para o Brasil seria bom’, diz FH sobre Huck

Gustavo Schmitt e Leticia Fernandes

07/02/2018

 

 

Para ex-presidente, política precisa ‘ser desafiada’ por ideias novas

-SÃO PAULO E BRASÍLIA- O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso voltou a fazer acenos a uma eventual candidatura do apresentador Luciano Huck à Presidência da República. O tucano afirmou ontem que avalia como positivo o nome de Huck para “arejar” e “botar em perigo a política tradicional”.

— Quando digo “é bom que tenha gente como o Luciano” é porque precisa arejar esses quadros. Botar em perigo a política tradicional. Mesmo que seja do meu partido. É preciso que a política seja desafiada por pessoas que sejam portadoras de ideias e processos políticos novos para que o próprio partido possa lançar. Está havendo algum sinal nessa direção — disse o ex-presidente, em entrevista à rádio Jovem Pan, ao responder sobre a possibilidade de movimentos como RenovaBR, Agora e Vem Pra Rua ganharem peso político a ponto de influenciar os partidos atuais.

Fernando Henrique alertou que, por ser um outsider na política, o apresentador precisará de estrutura partidária para viabilizar uma eventual candidatura. FH, presidente de honra do PSDB — que deve lançar ao Planalto o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin —, ponderou, no entanto, que a série de elogios feitos ao apresentador não significava que ele tenha o seu endosso.

— Eu gosto do Huck. Sou amigo dele e da família. Acho que para o Brasil seria bom. Seria bom ter mais opções. Não quer dizer que esteja apoiando. Mas as pessoas que não têm partido para governar têm muita dificuldade. Ele (Huck) tem boas intenções. Não sei por qual partido viria. Falam que pelo PPS. Mas o PPS não tem estrutura — analisou.

Ao tratar do nome de Alckmin, FH disse que o governador ainda pode se viabilizar:

— Ele (Alckmin) tem qualidades, como ser um homem experimentado politicamente. Passou por vários testes. É um homem simples. Precisamos de simplicidade. Os políticos ficaram com essa coisa de gastança e corrupção. E ele olha o cofre. É austero.

Sobre a pré-candidatura do ex-presidente Lula, afirmou que seria melhor que o petista disputasse as eleições de outubro, embora tenha ponderado que “lei é lei”.

ALCKMIN ELOGIA APRESENTADOR

Em Brasília, Alckmin também falou sobre Luciano Huck. O tucano, que foi à capital para a posse do ministro Luiz Fux na presidência do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), afirmou que uma suposta candidatura do apresentador é “outra questão”.

— Nós temos que estimular novos nomes na política. Se (Huck) vai ser candidato ou não é outra questão — afirmou o governador, ao comentar a entrevista do tucano Fernando Henrique.