O globo, n. 30865, 07/02/2018. País, p. 5

 

PTB insiste em nomeação de Cristiane no Trabalho

Catarina Alencastro

07/02/2018

 

 

Partido tem 16 deputados na Câmara, e líder diz que ‘não abandona um ferido na estrada’

-BRASÍLIA- Depois de reunião com o líder do partido na Câmara, Jovair Arantes (GO), a bancada do PTB decidiu manter o apoio à indicação da deputada Cristiane Brasil (PTB-RJ) para o Ministério do Trabalho. Segundo Jovair, a decisão foi unânime entre os parlamentares. Nos últimos dias, houve rumores de que o partido, cuja bancada tem atualmente 16 deputados federais, decidiria trocar a indicação ao ministério. Nem Cristiane, nem seu pai, Roberto Jefferson, presidente da sigla, estiveram na reunião. Segundo o líder do partido, “o PTB não abandona ferido na luta”.

A posse de Cristiane Brasil está suspensa, aguardando decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) sobre liminares concedidas por juízes de primeira instância, para quem sua nomeação fere o princípio da moralidade — Cristiane tem condenações na área trabalhista. Desde então, sua situação só se complicou: a deputada apareceu em um vídeo com trajes de banho ao lado de amigos num barco rebatendo as ações; depois, apareceram áudios em que ela pressiona por votos de servidores da prefeitura do Rio durante a campanha de 2014, quando era secretária municipal. A parlamentar também é investigada por suposta associação ao tráfico durante a campanha do ex-cunhado, em 2010.

— Espero que a Justiça possa tomar sua decisão. A ministra Cármen Lúcia (presidente do STF) está com a palavra. O PTB não abandona ferido na luta. Há um desconforto, agora, constrangimento — disse Jovair Arantes.

Em nota, os deputados disseram que ela “tem a competência e as condições necessárias para comandar a pasta” e que “o Poder Judiciário está interferindo em uma atribuição que é privativa” do presidente.