Título: Queda de braço interna
Autor: Sassine, Vinicius
Fonte: Correio Braziliense, 20/03/2012, Política, p. 5

O neto de Leonel Brizola teve uma posição de antagonista durante a crise política que derrubou Carlos Lupi, presidente nacional do PDT, do cargo de ministro do Trabalho. Brizola Neto e Lupi disputam espaço dentro do partido. Quando o então ministro balançava no cargo, em novembro e dezembro do ano passado, o deputado não manifestou apoio. Em público, Lupi já fez críticas a Brizola Neto.

Diante da disposição da presidente Dilma Rousseff de nomear o deputado para o cargo de titular do Trabalho, a presidência do PDT divulgou nota, afirmando que não veta "qualquer companheiro" para a pasta. O parlamentar ganhou apoio também das centrais sindicais, entre elas a Força Sindical, controlada pelo deputado Paulo Pereira da Silva (PDT-SP).

Brizola Neto tem 33 anos, já foi eleito vereador no Rio e não concluiu o curso de direito. Hoje, está em seu segundo mandato na Câmara. É suplente do deputado Sergio Zveiter (PSD-RJ), que fez uma troca com o neto de Leonel Brizola: o primeiro foi para a Secretaria Estadual de Trabalho e Renda do Rio de Janeiro, e o segundo deixou a secretaria para retornar à Câmara dos Deputados.

O parlamentar ficou à frente da Secretaria Estadual de Trabalho e Renda por pouco tempo: entre 3 de janeiro e 22 de março de 2011. O governo do Rio chegou a exonerar Brizola Neto do cargo em 28 de janeiro, mas o ato foi revogado em seguida. Também ficou cancelado o decreto que permitia ao subsecretário de Formação e Qualificação Profissional, Renato Ludwig de Souza, responder interinamente como secretário de Trabalho e Renda.

Esse vaivém de cargos foi semelhante à exoneração de Renato do cargo de diretor de Políticas para a Juventude do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), decidida em janeiro de 2011 e revogada no mesmo mês. A demissão foi confirmada somente três meses depois. Além de ter administrado o Projovem por quase quatro anos, Renato foi nomeado titular do MTE no Conselho Nacional de Juventude. (VS)