Título: Competição é lançada
Autor: Filizola, Paula
Fonte: Correio Braziliense, 20/03/2012, Brasil, p. 8

A 3ª edição da Olimpíada Brasileira de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro foi lançada ontem, em São Paulo. A iniciativa, organizada pelo Ministério da Educação e pela Fundação Itaú Social, é voltada para professores e estudantes da rede pública de ensino e está com as inscrições abertas até 25 de maio. Interessados devem se candidatar no site www.escrevendoofuturo.org.br.

Podem participar estudantes do 5º ano do ensino fundamental ao 3º ano do ensino médio. A competição é dividida em quatro tipos de texto: poemas (para alunos do 5º e 6º ano do ensino fundamental), memórias literárias (para estudantes do 7º e 8º ano), crônicas (para alunos do 9º ano do ensino fundamental e do 1º ano do ensino médio) e artigos de opinião (para estudantes do 2º e do 3º ano do ensino médio). Os textos serão avaliados em cinco etapas: escolar, municipal, estadual, regional e nacional. Os 20 melhores serão premiados em dezembro, em Brasília. Professores e alunos escolhidos receberão uma medalha de ouro e um notebook, e as escolas a eles vinculadas, um laboratório de informática.

Na última edição, realizada em 2010, inscreveram-se 239.435 professores de 60.123 escolas públicas, que mobilizaram 7 milhões de estudantes em 99% dos municípios brasileiros. A competição ocorre a cada dois anos, mas o programa é realizado anualmente, com atividades de formação e práticas didáticas de educadores.

O jornalista viajou a convite da Fundação Itaú Social