Título: Mais fiscalização no Fies
Autor: Filizola, Paula
Fonte: Correio Braziliense, 20/03/2012, Brasil, p. 8

O ministro da Educação, Aloizio Mercadante, informou ontem que a pasta vai reforçar a fiscalização das universidades particulares credenciadas no programa de Financiamento Estudantil (Fies). Com o auxílio da Polícia Federal, o ministério investiga denúncias de que o grupo União das Instituições Educacionais do Estado de São Paulo (Uniesp) tem praticado preços mais altos para os estudantes do Fies. Essa é a segunda denúncia neste ano envolvendo o benefício ofertado pelo MEC. Se confirmadas, as instituições vinculadas à Uniesp podem ser descredenciadas.

O MEC também enfrenta resistência das universidades particulares, insatisfeitas com as mudanças anunciadas na semana passada no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade). Segundo o Fórum das Entidades Representativas do Ensino Superior Particular, as alterações descumprem a lei do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), que prevê apenas a participação de alunos ingressantes e concluintes na prova. O MEC decidiu tornar o Enade obrigatório para os alunos do penúltimo semestre. Mercadante descartou rever as mudanças.

O ministro anunciou ainda a criação de uma prova nacional para medir o grau de alfabetização de crianças de 7 e 8 anos. O exame, a ser aplicado a partir do ano que vem, será uma ampliação da Provinha Brasil, que atualmente avalia o estágio de alfabetização e de conhecimentos básicos em matemática de estudantes do 2º ano do ensino fundamental. (PF)