Título: Lula volta a campo
Autor: Braga, Juliana
Fonte: Correio Braziliense, 29/03/2012, Política, p. 6

Ex-presidente recebe a confirmação de que o tumor na garganta desapareceu e anuncia participação moderada nas eleições municipais marcadas para outubro

Depois de cinco meses de tratamento contra um câncer na laringe, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva anunciou ontem que a doença está em remissão. Os exames indicam que não há mais vestígios do tumor. Recuperado, Lula aproveitou para divulgar também que retornará à vida política. Apesar de o ex-presidente não ter se afastado da articulação do PT mesmo em tratamento, petistas apostam em uma retomada mais intensa nos próximos dias, com foco na prefeitura de São Paulo.

A tendência é de que os índices ainda baixos do ex-ministro da Educação Fernando Haddad nas pesquisas façam com que Lula priorize a eleição em São Paulo. Além de aparecer com Haddad em eventos públicos, o ex-presidente também planeja participar da propaganda de televisão, aposta do PT para decolar a campanha. O primeiro trabalho de Lula será dar solução para o impasse com o PSB na capital paulista. No domingo passado, ele esteve com o presidente nacional da legenda, Eduardo Campos. O governador pernambucano afirmou que não apoiará José Serra (PSDB), mas não garantiu o apoio ao PT. Lula deve interferir também na articulação de eleições em outras capitais, como Salvador e Vitória.

No vídeo gravado após receber a notícia da extinção do tumor, Lula disse que gostaria de agradecer a todos anunciando que voltará à vida política. "Vou voltar à vida política porque eu acho que o Brasil precisa continuar crescendo, precisa continuar se desenvolvendo, precisa continuar gerando emprego, gerando distribuição de renda e melhorando o nível de vida dos milhões de brasileiros que conseguiram chegar à classe meédia e não querem voltar atrás, e aqueles que sonham em chegar à classe média", justificou.

O ex-presidente disse, entretanto, que voltará à militância política com reservas. "Com muito mais cuidado, muito mais maduro, muito mais calejado, pensando, em primeiro lugar, em cuidar da saúde, mas, sobretudo, continuar lutando para ver se a gente consegue melhorar a vida do povo brasileiro um pouco mais." Petistas avaliam que Lula terá de manter a cautela por pelo menos 30 dias. Ele continua fazendo fonoaudiologia.

Lula recebeu a notícia da remissão na manhã de ontem, no hospital Sírio-Libanês, onde esteve entre 8h e 10h, acompanhado apenas dos seguranças. Quem trouxe a boa nova foi o médico Roberto Kalil, acompanhado de sua equipe. Lula teria chorado ao receber o diagnóstico. Em seguida, ligou para a esposa, Marisa Letícia; para a presidente Dilma Rousseff; e para o presidente da Câmara dos Deputados, Marco Maia (PT-RS), a quem incumbiu a tarefa de transmitir a notícia.

Depois de conversar com Lula, o secretário-geral da Presidência, Gilberto Carvalho, disse que o presidente participaria moderadamente das eleições de outubro, para resguardar a saúde. "Ele sabe que o estado de saúde não permite que faça comício em tudo quanto é lugar."