Título: Brasil na contracorrente
Autor: Braga , Juliana
Fonte: Correio Braziliense, 13/04/2012, Política, p. 6

Em cerimônia para o anúncio da nova etapa do programa Minha Casa, Minha Vida 2, a presidente Dilma Rousseff afirmou que o Brasil está na "contracorrente" dos países desenvolvidos e distribuindo renda ao invés de concentrá-la. "Se vocês olharem estudos de quem quer que seja — Banco Mundial, Fundo Monetário Internacional —, qualquer estudo internacional a respeito de distribuição de renda, o que nós vamos ver? Nós vamos ver que os países desenvolvidos estão voltando para trás", disse. A declaração ocorreu em evento para anunciar projetos selecionados em municípios com até 50 mil habitantes.

"O Brasil é um país que tem uma visão clara da importância da melhoria de vida da sua população, porque, de fato, país rico é país sem pobreza. Mas país sem pobreza é um país que precisa de várias oportunidades para a população.

Precisa da casa própria, precisa de acesso a serviços de saúde e de educação, precisa de renda, precisa de emprego, precisa de acesso ao crédito", completou. Um dia após retornar de viagem aos Estados Unidos, a presidente citou, como consequência dessa concentração de renda, o movimento Ocupe Wall Street, "aquele movimento dos 99% contra o 1% que detém 40% da riqueza nos Estados Unidos", nas palavras da própria Dilma.

A presidente falou para uma plateia composta, além dos habituais ministros e parlamentares, por mais de mil prefeitos do Brasil. Dilma informou ainda que, no próximo mês, deve anunciar a inclusão de mais 400 mil moradias no Minha Casa, Minha Vida 2. "Falta ainda distribuir esse percentual pelas faixas de renda e pelos municípios", destacou. A meta atual do programa é entregar 2 milhões de residências.

Nessa etapa do programa, serão construídas 107 mil unidades habitacionais em 2,5 mil municípios. O investimento será de R$ 2,8 bilhões. Foi levado em conta, na seleção dos projetos, o nível de pobreza de cada cidade. "Essa é a ótica deste governo. Faltam casas e, além disso, há miséria. É ali que tem de estar o Minha Casa, Minha Vida", destacou.

Os municípios entraram, como contrapartida, com os terrenos onde serão construídas as moradias e, em alguns casos, com uma complementação à do valor subsidiado para cada família. Segundo a ministra do Planejamento, Miriam Belchior, já foram contratadas 1,6 milhão de unidades no Minha Casa, Minha Vida 1 e 2, e 54% dessas residências já foram concluídas.