Título: Ideli terá de se explicar
Autor: Decat, Erich; Braga, Juliana
Fonte: Correio Braziliense, 12/04/2012, Politica, p. 5

Em um movimento articulando com representantes da própria base, integrantes da Comissão de Fiscalização e Controle da Câmara dos Deputados aprovaram a convocação da ministra de Relações Institucionais, Ideli Salvatti, e de quebra deram um sinal de alerta ao líder do governo na Casa, Arlindo Chinaglia (PT-SP), de que ele precisa ter mais "atenção" com os deputados para o governo não sofrer novas derrotas. Ao todo, foram cinco ministros chamados pelo Congresso em um dia.

A convocação de Ideli foi proposta no colegiado — composto pela maioria da base aliada — pelo deputado Vanderlei Macris (PSDB-SP). No requerimento, o parlamentar cobra que Ideli dê explicações sobre as denúncias de irregularidades na compra de 28 lanchas à época em que ela comandava o Ministério da Pesca. A empresa vencedora da licitação, Intech Boating, teria doado R$ 150 mil ao comitê do PT que bancou parte da candidatura de Ideli em 2010 ao governo de Santa Catarina.

A convocação foi aprovada por oito votos a favor e sete contra. Para surpresa de alguns, entre os que apoiaram estavam dois deputados do PP, dois do PR e um do PMDB. Para alguns integrantes da base, o que mais chamou a atenção foi a má condução da votação pelo deputado Odair Cunha (PT-MG), incumbido de administrar os trabalhos na comissão. "Bastaria ele mandar os sete que votaram contra se levantarem e irem embora para que a sessão caísse por falta de quórum. Por que isso não foi feito? Estranho, né?", questiona um líder da base.

A falta de reação por parte do petista causou irritação em Ideli, que, horas depois, disparou vários telefonemas para líderes de partidos aliados, exigindo explicações. "Ela está p...", disse um parlamentar, logo após desligar o aparelho. Além de deixar Ideli na vidraça, alguns líderes da base também depositam o desgaste na conta de Arlindo Chinaglia, que "não tem a humildade de ir às comissões para sentir os ânimos da base".

Novo round A data da convocação ainda não foi definida. Segundo o presidente do colegiado, Edmar Arruda (PSC-PR), a ida de Ideli à Câmara deve ocorrer apenas em maio. "Esse será um outro round. Temos uma agenda cheia para este mês com algumas audiências", disse ao Correio o presidente da comissão.

A ministra, por meio de nota, afirmou estar à disposição do Congresso para prestar esclarecimentos e destacou que não tem ligações com a Intech Boating. O deputado Luiz Sérgio (PT-RJ), antecessor de Ideli na pasta, disse que ela é "isenta" e que a base aliada "comeu mosca". "A convocação da ministra não é uma questão contra a ministra, é contra o governo e mostra um descontentamento de setores da base aliada", afirmou. O deputado disse também que a compra das lanchas não teve nada a ver com a ministra, mas que foi "malfeita".

Além de Ideli, outros quatros titulares da Esplanada foram chamados para explicar as ações contra a estiagem no Sul. A Comissão de Agricultura da Câmara convidou Mendes Ribeiro (Agricultura), Guido Mantega (Fazenda), Pepe Vargas (Desenvolvimento Agrário) e Fernando Bezerra (Integração Nacional). Como não foram convocados, eles não são obrigados a comparecer.