Título: Perfil dos banidos tinha até o estado de saúde
Autor: Luz , Edson
Fonte: Correio Braziliense, 08/04/2012, Política, p. 2

No Informe Confidencial nº 674-72, os agentes infiltrados do Exército traçam o perfil dos guerrilheiros e de suas organizações. Os arapongas levantaram informações sobre a situação de saúde dos integrantes de movimentos de esquerda asilados, como da Aliança Libertadora Nacional (ALN) e da Vanguarda Popular Revolucionária (VPR), com quem mantinham relacionamentos amorosos e se estavam dispostos a retornar ao Brasil.

Um exemplo é o ex-ministro da Casa Civil José Dirceu. À época um jovem disposto a lutar pela revolução no Brasil, o petista é citado da seguinte forma: "É da ALN, mas constitui-se em problema político porque é muito personalista; é muito ligado ao MR-8 e deve voltar, embora a data seja imprevisível". Sobre Ladislas Dowbor, hoje um dos intelectuais do PT radicado em São Paulo, os agentes dizem que "estava meio desbundado, estava na Europa e não deve (sic) voltar".

O ex-deputado Carlos Zaratini, pai do atual parlamentar, aparece no documento como um possível futuro dirigente da Aliança Libertadora Nacional (ALN). "Quando chegou a Cuba, entretanto, mostrou-se politiqueiro, criando uma "série de inimizades, chegando finalmente a declarar que dava um prazo para que a ALN acertasse seu retorno ao Brasil como dirigente máximo. O prazo se esgotou sem que a organização lhe desce qualquer resposta. Dizendo-se obrigado, viajou para o Chile", relata o documento.

O hoje senador pelo PSDB de São Paulo Aloysio Nunes Ferreira é citado como um dos dirigentes do que os arapongas do exército chamam de "esquema da ALN" na França, mas não traz maiores detalhes sobre seu papel. Na semana passada, em entrevista ao Correio, o senador foi direto: "Esse documento tem imprecisões, Maria Drozila Vasconcelos, que eles citam como integrantes da ALN era da Ação Popular, João Quartin não era da ALN", comentou. "Nosso trabalho era, principalmente, dar apoio àqueles que chegavam. Está claro que tinham informantes infiltrados por todos os lados", comenta ele.

Sobre as organizações, eles relatam o que ouviram em Cuba: "Comentava-se em Cuba (...) que a ALN/GB era uma quadrilha e não uma organização. Que Apolônio de Carvalho era um vaselina". Apolônio era um dos ícones da luta pela redemocratização do Brasil — a quem o PT conferiu uma homenagem póstuma na festa de aniversário do partido em Brasília. Um certo Almeida, que teria feito curso em Cuba, é descrito como um "velho de mais ou menos 50 anos" que se dedicava ao hobby de fazer esculturas.

Os exilados

Os integrantes da VPR » Almir Dutton Ferreira » Altair Luchesi Campos » Carlos Minc Baumfeld » Darcy Rodrigues » Dulce de Souza Maia » Edmauro Gopfert » Eudaldo Gomes da Silva » Flávio Roberto de Souza » Ieda dos Reis Chaves » José Araújo de Nóbrega » José Lavecchia » José Ronaldo Tavares de Lira e Silva » Ladislas Dowbor » Liszt Benjamin Vieira » Maria do Carmo Brito » Melcides Porcino da Costa » Oswaldo Antonio dos Santos » Oswaldo Soares » Pedro Lobo de Oliveira » Tercina Dias de Oliveira

Os outros presos trocados pelo embaixador alemão » Aderval Alves Coqueiro » Ângelo Pezzutti da Silva » Apolônio de Carvalho » Carlos Eduardo Fayal de Lira » Carlos Eduardo Pires Fleury » Cid de Queiroz Benjamin » Daniel Aarão Reis » Domingos Fernandes » Fausto Machado Freire » Fernando Gabeira » Jeová Assis Gomes » Joaquim Pires Cerveira » Jorge Raimundo Nahas » Marco Antonio Azevedo Meyer » Maria José Carvalho Nahas » Maurício Vieira Paiva » Murilo Pinto da Silva » Ronaldo Dutra Machado » Tânia Rodrigues Fernandes » Vera Sílvia Araújo Magalhães