Título: Vital no Conselho de Ética
Autor: Sassine , Vinicius
Fonte: Correio Braziliense, 05/04/2012, Política, p. 2

O senador Vital do Rêgo (PMDB-PB) será indicado pelo PMDB o novo presidente do Conselho de Ética do Senado, no início da próxima semana. O preenchimento da vaga é fundamental para que seja julgado pedido de instalação de processo de cassação do mandato do senador goiano Demóstenes Torres, recém-desfiliado do DEM após denúncias de envolvimento com o bicheiro Carlinhos Cachoeira.

Líder do PMDB na Casa, Renan Calheiros (AL) avisou a senadores que o PMDB fará valer sua preferência na indicação do cargo, já que é a maior bancada no Senado. Na terça-feira, a ausência de manifestações de candidatos ao posto de presidente do conselho entre os senadores que compõem o colegiado motivou o senador Randolfe Rodrigues (PSol-AP) a afirmar que estaria disposto a exercer o cargo, assim como os colegas Ana Amélia (PP-RS) e Pedro Taques (PDT-MT).

Segundo peemedebistas, a indicação seria uma forma de compensar Vital por ter sido preterido na relatoria da Lei Geral da Copa em duas comissões do Senado. O senador paraibano acabou não sendo indicado pelo PMDB para assumir a função na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE), entregue a Francisco Dornelles (PP-RJ), nem na Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE), assumida por Ana Amélia. A avaliação da cúpula peemedebista é de que, no Conselho de Ética, o senador teria visibilidade e o partido não sofreria um grande desgaste, já que Vital é do grupo dos "independentes" do partido. Na próxima segunda-feira, Renan se reunirá com Vital para acertar o entendimento. Ele, no entanto, já adiantou que, caso aceite, defenderá a abertura de processo contra Demóstenes. "É um caso grave, que merece a apreciação do Conselho de Ética sob o ponto de vista político."

Caberá a Vital do Rêgo decidir se acata o pedido do PSOL de investigação contra Demóstenes Torres. A presidência do conselho está vaga desde que o senador João Alberto (PMDB-MA) deixou o Senado para assumir a Secretaria de Projetos Especiais do Governo do Maranhão, em setembro de 2011.