Título: Terremoto derruba mais de 800 casas
Autor: Garcia, Larissa
Fonte: Correio Braziliense, 21/03/2012, Mundo, p. 17

Terremoto derruba mais de 800 casas

Um terremoto de magnitude 7,4 na escala Richter, o mais forte registrado no país desde a catástrofe de 1985, assustou os moradores do sudoeste do México, por volta do meio-dia (13h em Brasília), e derrubou mais de 800 casas em cidades próximas a Acapulco, mas até o início da noite o governo não tinha relatos sobre mortos ou feridos graves. O abalo, cuja magnitude foi medida inicialmente em 7,9 e 7,6, foi sentido também na capital, Cidade do México, com intensidade 6,5. Turistas hospedados no litoral dos estados de Guerrero e Oaxaca contaram pelo microblog Twitter que sentiram os hotéis balançarem com o tremor, mas que não houve danos.

Malia Obama, filha mais velha do presidente dos Estados Unidos, passava férias na cidade de Oxaca e declarou que está "sã e salva", segundo a Casa Branca. O fotógrafo Luis de Jesus, 43 anos, morador da capital, conta que sentiu o chão "tremendo muito forte" e garante que o terremoto ficará na memória dos mexicanos. "No início, pensei que era algo menor, mas em segundos senti que aumentava. Então, fui para a rua", relatou. A banda brasileira Restart também presenciou o terremoto. O grupo, que estava em turnê no México, anunciou pelo Twitter que todos saíram ilesos. "Estamos presenciando um tremor neste momento, mas todos estamos bem", escreveu. A mãe do vocalista Pe Lanza também postou no microblog para acalmar os fãs. Segundo seu relato, o filho disse que "foi tenso", mas que não se feriu.

O terremoto durou cerca de cinco minutos e o epicentro foi localizado a 25km de Ometepec, no estado de Guerrero, a 17,5 km de profundidade, perto do Oceano Pacífico. O chefe de governo da Cidade do México, Marcelo Edbrad, disse que forças de segurança faziam buscas "edifício por edifício" e que as falhas registrada sna telefonia seriam resolvidas rapidamente. A jornalista Nayeli Roldán, 29 anos, mora no México e acompanhou o tremor de perto. "Foi muito intenso, mas evacuaram os prédios e as casas muito rápido. Nos lugares em que estive, não foram encontrados feridos", contou.

Catástrofe O terremoto de ontem está entre os mais intensos registrados no país nas últimas décadas. A maior tragédia na história recente do país ocorreu em setembro de 1985, quando um tremor de magnitude 8,1 deixou mais de 6 mil mortos e destruiu bairros inteiros da capital. A catástrofe ocorreu menos de um ano antes de o México sediar a Copa do Mundo, mas não comprometeu a realização do evento.

-------------------------------------------------------------------------------- adicionada no sistema em: 21/03/2012 02:44