O Estado de São Paulo, n. 45419, 23/02/2018. Política, p. A5

 

Lula dá aval para articulação de Haddad com Ciro

Ricardo Galhardo

23/02/2018

 

 

Ex-presidente estimula coordenador do programa do PT a manter conversas com o pré-candidato do PDT em torno de uma unidade de centro-esquerda

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva deu aval para que o ex-prefeito de São Paulo Fernando Haddad mantenha conversas com outros partidos para a construção de uma unidade da centro-esquerda antes do início formal da campanha eleitoral, em agosto. Haddad é coordenador do programa de governo do PT para a eleição presidencial deste ano. Haddad se reuniu ontem com Lula para relatar o teor da conversa que teve com o précandidato do PDT, Ciro Gomes, durante jantar, na terçafeira, no apartamento do ex-deputado Gabriel Chalita (PDT).

Conforme revelou o Estado, Haddad e Ciro falaram sobre a necessidade de construção de uma unidade da centro-esquerda na eleição de outubro. A conversa não girou em torno de nomes nem da possibilidade de um plano B caso Lula fique mesmo impedido de disputar a eleição – o petista pode ser enquadrado na Lei da Ficha Limpa.

O encontro de Haddad com Ciro provocou insatisfações na cúpula do PT. Dirigentes que participaram da reunião da Executiva Nacional do partido, ontem, em São Paulo, reclamaram da postura do ex-prefeito que, segundo eles, reforça as especulações sobre um plano B a Lula.

Em conversas reservadas, dirigentes ressaltaram que Haddad não fala em nome do partido. Para alguns, o encontro serviu como um sinal de que ele se movimenta para ser vice na chapa de Ciro, hipótese que o ex-prefeito nega. “Essa história de plano B está sendo pautada de fora para dentro”, disse a presidente do PT, Gleisi Hoffmann, segundo relatos de participantes da reunião.

Ontem à noite, em São Paulo, Lula disse que outros políticos querem disputar o “espólio” de votos dele e do PT. “Até o Temer acha que tem chance se eu não for candidato”, afirmou o petista.

Explicações​. Gleisi Hoffmann disse à cúpula do PT que procurou Fernando Haddad para esclarecer o teor de sua conversa com Ciro Gomes.