O Estado de São Paulo, n. 45420, 24/02/2018. Política, p. A6

 

Arthur Virgílio desiste de prévias do PSDB e ataca Geraldo Alckmin

Pedro Venceslau e Adriana Ferraz

24/02/2018

 

 

Prefeito de Manaus chama de ‘fraude’ o processo de disputa interna tucana e diz ‘não ter vontade’ de dar apoio ao governador

O prefeito de Manaus, Arthur Virgílio, desistiu de disputar prévias com o governador paulista, Geraldo Alckmin, pelo posto de candidato à Presidência pelo PSDB. Para Virgílio, a disputa interna que estava sendo organizada pelo partido, que tem Alckmin como presidente nacional desde dezembro, seria uma “fraude”.

O prefeito ainda classificou o governador como um “cínico, dissimulado e raso intelectualmente”. “Me recuso a participar de uma fraude, de um simulacro de eleição”, disse.

A decisão foi tomada na noite de ontem após a executiva nacional tucana definir as regras das prévias. Pela resolução, os interessados em se inscrever nas prévias teriam de ter o apoio declarado de pelo menos 1/5 dos deputados e senadores do PSDB do diretório nacional.

“Fizeram uma molecagem”, afirmou Virgílio. O prefeito também discordou da decisão do partido de realizar apenas um debate entre ele e Alckmin. Virgílio defendia ao menos três debates, sendo um deles em São Paulo, Estado governado há mais de sete anos consecutivos por Alckmin.

O comunicado oficial aos líderes do PSDB ainda não foi feito. Ao Estado, Virgílio afirmou que não tem “vontade nenhuma” de ajudar na campanha presidencial de Alckmin e não descarta, como consequência das duras críticas, ser expulso da legenda. “Já que não expulsam os ladrões do PSDB, quem sabe não me expulsam?”, ironizou.

O governador não quis comentar as declarações do prefeito de Manaus. Aliado de Alckmin, o deputado federal Silvio Torres (PSDB-SP), que integra a executiva tucana, disse que Arthur Virgílio desistiu antes de se inscrever formalmente nas prévias. “Essas críticas ofensivas feitas pelo prefeito Arthur Virgílio ao governador mostram que realizar debates com ele seria um desserviço ao partido.”

Entendimento. Com a prévia nacional descartada, Alckmin deve trabalhar agora para um entendimento entre os pré-candidatos ao governo paulista a fim de evitar também aqui um pleito interno.

 

Críticas

“Alckmin é dissimulado e tem uma ambição desenfreada. Tratam ele com um temor reverencial no partido.”

 

“Me recuso a participar de uma fraude.” - Arthur Virgílio Neto​, PREFEITO DE MANAUS