Correio braziliense, n. 20096, 30/05/2018. Economia, p. 7

 

Aeroportos perto da normalidade

Anna Russi

30/05/2018

 

 

A situação da maioria dos aeroportos do país começou a se aproximar da normalidade. Apesar disso, a malha aérea ainda sente os efeitos do desabastecimento de querosene de aviação (QAV) devido à greve dos caminhoneiros. Até o início da noite de ontem, 101 voos foram cancelados em todo o país. Mesmo que o número seja alto, é menos que a metade do dia anterior, quando foram 270 aviões deixaram de voar até o mesmo horário. Dos 54 aeroportos administrados pela Infraero, oito deles ainda sofrem com o desabastecimento de QAV.

No Aeroporto de Brasília, a capacidade dos reservatórios alcançou 66% e o combustível já pode ser usado, de forma gradual, para o abastecimento das aeronaves. Foi registrada a chegada de 19 caminhões-tanques, escoltados pelo Exército, com o total de 1 milhão de litros de combustível de aviação. Até às 19h de ontem, havia registro de três cancelamentos e 22 atrasos, no terminal. De acordo com a Inframérica, se os abastecimentos se mantiverem contínuos, a expectativa é de normalização das operações.

Em Fortaleza, Juazeiro do Norte (CE) e Confins (MG), os aeroportos também foram reabastecidos. Na capital cearense, o terminal está com 100% da capacidade, depois de ter amargado, no fim de semana, reserva técnica de querosene.

Na capital mineira, a BH Airport, responsável pelo aeroporto internacional,  informou que, com a chegada de caminhões-tanques ontem, foi possível atingir estoque suficiente para o reabastecimento das aeronaves. Segundo a concessionária, “todos os voos internacionais operam normalmente, sem necessidade de escala técnica para reabastecimento”. O plano de contingência, entretanto, continua ativado.

Apesar da melhora no quadro, a orientação, tanto das companhias aéreas, quanto das concessionárias que administram os aeroportos, continua sendo para que os passageiros entrem em contato com as empresas de aviação antes do deslocamento até o aeroporto.