Título: FHC a favor da apuração
Autor: Mascarenha, Gabriel
Fonte: Correio Braziliense, 18/04/2012, Política, p. 2
FHC a favor da apuração
O ex-presidente da República Fernando Henrique Cardoso defendeu, ontem de manhã, durante homenagem recebida na Câmara dos Deputados, a instalação de CPI para apurar as ligações entre parlamentares, empresas e o contraventor Carlos Augusto Ramos, o Carlinhos Cachoeira. Para FHC, as denúncias atingem quase todos os partidos. "O Brasil precisa passar a limpo todas as questões com bastante serenidade. Nós cansamos do grau de corrupção existente. Eu não estou criticando A,B ou C. Infelizmente, atinge quase todos os partidos."
No discurso proferido após a exibição de um documentário sobre sua trajetória política, Fernando Henrique já havia mandado um recado. "O Congresso não se cala, não baixa a cabeça. Isso é maior do que nós todos." Representantes do governo e da oposição participaram da homenagem. O presidente da Câmara dos Deputados, Marco Maia (PT-RS), não poupou elogios ao ex-presidente.
FHC salientou a importância de não transformar a CPI num palco. "Eu acho que o país cansou. Talvez seja o momento de o Congresso crescer fazendo uma CPI que vá às raízes das questões e não seja apenas para acusar sem base."
Na saída, bastante tumultuada, o ex-presidente reclamou da impunidade que reina no Brasil. "A CPI vai requerer, mais adiante, o posicionamento da Justiça. A corrupção continua assim porque não temos punição. Chegou o momento de o Congresso assumir sua responsabilidade com serenidade. É uma questão de respeito ao povo."
"O Congresso não se cala, não baixa a cabeça. Isso é maior do que nós todos" Fernando Henrique Cardoso, ex-presidente