Título: Congresso instala hoje a CPI
Autor: Mascarenhas, Gabriel
Fonte: Correio Braziliense, 19/04/2012, Política, p. 3

Partidos terão até a próxima terça-feira para indicar os 32 integrantes da comissão

Vista com cautela por governistas e oposicionistas, a CPI do Cachoeira começa a sair do papel hoje de manhã, com a leitura de requerimento em sessão do Congresso. A comissão ficará incumbida de investigar o envolvimento de agentes públicos e privados com o bicheiro Carlos Augusto Ramos. Ele é acusado de chefiar uma quadrilha que atuava no setor de jogos ilegais em Goiás, inclusive no Entorno. Cachoeira, como é conhecido, teria integrantes do Congresso, do Ministério Público e da Polícia Federal entre os colaboradores.

A leitura do requerimento será feita pela vice-presidente do Congresso, deputada Rose de Freitas (PMDB-ES). Após lido o documento, os parlamentares terão até as 23h59 para adicionar ou retirar assinaturas. Tendo em vista o desgaste público, as chances de retirada são pequenas. Outra possibilidade que pode adiar a instalação da Comissão é algum parlamentar pedir revisão de quórum. Em razão de a maioria dos congressistas ter voltado às bases, a sessão "cairia". "Não acredito que isso possa acontecer, depois de tanto empenho para a criação da CPI", ressaltou Rose de Freitas.

Ontem à tarde, ela comunicou, do gabinete, a decisão da leitura do requerimento aos líderes das duas Casas. Ela telefonou também para a ministra de Relações Institucionais, Ideli Salvatti, que disse que o Palácio iria respeitar as decisões tomadas pelo Congresso.

Estratégias Um acordo feito entre os líderes dos partidos estabeleceu que a indicação dos integrantes da CPI deve ser feita até a próxima terça-feira. Ao todo, serão 32 vagas para os titulares, sendo a maioria governista.

Dentro da estratégia de aparelhar o colegiado para evitar que surjam informações nocivas ao Planalto, a base aliada tentará atrelar a investigação aos trabalhos do Conselho de Ética do Senado, que julgará o processo de quebra de decoro de Demóstenes Torres (sem partido-GO), citado na Operação Monte Carlo.

Em outra frente, considerada a mais importante para manter as investigações dentro dos limites que não desagradem ao Planalto, será feito um filtro na escolha dos nomes indicados para integrar o colegiado. "Aqueles que têm intenção de fazer da CPI um grande espetáculo e que vão para a CPI para fazer única e exclusivamente luta política, eu peço que não se escalem para estar na CPI", defendeu o presidente da Câmara, Marco Maia (PT-RS).

No Senado, o PT aguarda um posicionamento do PSB para bater o martelo sobre os escolhidos do bloco. Por enquanto, apenas dois senadores surgem como cotados: Humberto Costa (PE), que já ocupa a relatoria no Conselho de Ética, e Wellington Dias (PI). A oposição indicará Aloysio Nunes Ferreira (PSDB-SP), Álvaro Dias (PSDB-PR), Cássio Cunha Lima (PSDB-PB), Jayme Campos (DEM-MT), além de Randolfe Rodrigues (PSol-AP) e Jarbas Vasconcelos (PMDB-PE). O bloco formado por PTB, PR e PSC indicará Fernando Collor (PTB-AL) e Vicentinho (PR-TO).

O que vem por aí

» Após a leitura do requerimento de criação da CPI, prevista para hoje, os parlamentares têm até as 23h59 do mesmo dia para adicionar ou retirar o nome da lista.

» Os partidos terão até a próxima terça-feira para indicar os integrantes. Serão 15 deputados e 15 senadores titulares. Além dessas vagas, é garantida mais uma em cada Casa para os partidos que não alcançam o número necessário de congressistas para participar da partilha. Na Câmara, essa vaga deve ficar com o PSC. No Senado, com o PSD.

» Após a indicação dos parlamentares, o integrante mais velho é incumbido de convocar em 48 horas uma primeira sessão para serem escolhidos o presidente e o vice-presidente da CPI.

» O comando do colegiado deve ficar com o PMDB do Senado e a vice-presidência com o PT da Câmara. Após a escolha do presidente, cabe a ele indicar o relator, que também deve ficar com a bancada petista da Câmara.

» O prazo de duração da CPI é de 180 dias, podendo ser prorrogado por igual período. O custo estimado para a execução das investigações é de R$ 200 mil.