O Estado de São Paulo, n. 45502, 17/05/2018. Política, p. A4

 

MPF acusa brasileiros de promover Estado Islâmico e planejar ataque

17/05/2018

 

 

Investigações começaram após alerta da polícia espanhola e conversas mostram plano de atentado durante carnaval; dois estão presos

Onze brasileiros foram denunciados pelo Ministério Público Federal por formação de organização criminosa e promoção do Estado Islâmico no País, informa Tulio Kruse. Para os procuradores, o grupo tentou recrutar jihadistas para se juntar aos terroristas na Síria e há indícios de que os homens chegaram a planejar um atentado durante o carnaval no Rio ou em Salvador. A denúncia é resultado da Operação Átila, da Polícia Federal, e tem como base conversas interceptadas em aplicativos de mensagem. Dos sete detidos desde outubro do ano passado, dois continuam presos: Welington Costa do Nascimento, de 46 anos, e Jhonathan Sentinelli Ramos, de 23, que cumpre pena por homicídio e se comunicava com o grupo por celular de dentro do Complexo Penitenciário de Bangu, no Rio. As investigações começaram em 2016, depois de alerta da Guarda Civil da Espanha.

Elementos apontam o envolvimento do denunciado (Welington Nascimento) com grupos extremistas, bem como fortes indícios de que ele se preparava para realizar um ataque em solo nacional.”

PROCURADORES

 

(As provas) se limitam a trocas de mensagens, o que não configura ato concreto de promoção ao terrorismo, conforme exige o tipo penal denunciado, tampouco comprovam vínculo entre os acusados.”

DEFENSORIA