Título: Espanha barra e deporta 15 brasileiros
Autor:
Fonte: Correio Braziliense, 25/04/2012, Mundo, p. 17

O Itamaraty confirmou que a Espanha impediu 15 brasileiros de entrar no país entre domingo e ontem. O grupo foi barrado no Aeroporto de Barajas, em Madri, onde recebeu a assistência do Consulado-Geral do Brasil. A previsão era de que a maioria deles desembarcasse em aeroportos brasileiros ainda na noite de ontem.

Os motivos para a não admissão dos brasileiros, de acordo com o Ministério das Relações Exteriores, foram a falta da carta-convite, um documento exigido a estrangeiros pelo governo espanhol, e de dinheiro comprovado para arcar com os custos da estadia. "A quantidade de barrados é alta, chamou a atenção", afirmou ao Correio a assessoria do Itamaraty.

Questionada pela reportagem sobre o número de espanhóis barrados nas últimas 72 horas em território brasileiro, a Polícia Federal (PF) limitou-se a informar que a quantidade será revelada em 2 de maio, quando se completa um mês desde que o governo brasileiro adotou "novas medidas em relação ao ingresso de espanhóis no Brasil".

Tais ações citadas pela PF se inserem no contexto da reciprocidade diplomática — são uma resposta do governo brasileiro às duras exigências da Espanha à entrada de turistas. Desde 2 de abril, visitantes espanhóis enfrentam a mesma burocracia para desembarcar no Brasil. Eles são obrigados a apresentar passaporte de, no mínimo, seis meses de validade e bilhetes aéreos de ida e volta. Também precisam comprovar renda suficiente (R$ 170 por dia) para se manter durante a viagem. Além disso, o Itamaraty exige garantia de hospedagem: reserva do hotel ou carta-convite e comprovante de residência do anfitrião.

Depois que a medida entrou em vigor, o ministério chegou a anunciar que o diálogo entre os dois governos era positivo e que a expectativa era de avanço das negociações. No entanto, nenhum acordo foi firmado entre os países. No ano passado, de cada cinco estrangeiros barrados na Espanha, um era brasileiro. Nos quatro anos de vigência das regras exigidas pelo país europeu, mais de 10 mil tiveram a entrada negada. Apenas em 2011, foram 1,4 mil turistas brasileiros.

Polêmica Em março deste ano, a Espanha impediu a entrada de Dionísia Rosa da Silva, 77 anos, que desembarcou acompanhada de uma neta em Madri. A alegação foi de que ela não portava a carta-convite, embora tenha apresentado passagem de retorno ao Brasil. Ela teve de esperar três dias no terminal, antes de retornar para casa.

A guerra de deportações começou em fevereiro de 2008, quando 535 brasileiros foram barrados tentando entrar na Espanha, incluindo um grupo de professores universitários que participariam de um congresso. À época, o Itamaraty reagiu e a Polícia Federal impediu que 24 espanhóis entrassem no Brasil.